Levantamento e diagnóstico dos aspectos físicos de uma instituição de ensino visando a inclusão da PcD

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thamires Carla Marques de França
Bianca Vasconcelos

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral realizar levantamento e diágnóstico dos aspectos físicos das instalações e ambiente da Escola Politécnica de Pernambuco, a fim de torná-la referência para a integração PcD em comunidades acadêmicas. A partir das conhecimentos teóricos e com base nos dados coletados em campo acerca das instalações físicas da universidade, tem-se como diagnóstico inicial que os meios de acesso aos blocos da instituição não estão de acordo com a norma técnica de acessibilidade NBR 9050/2015, sendo necessária as devidas adaptações para inclusão da PcD no local. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Thamires Carla Marques de França, Escola Politécnica de Pernambuco - UPE

Estudante de Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco.

Referências

DISCHINGER, M. Design for all senses: accessible spaces for visually impaired citizens. Goteborg. Suécia, 2000.

MACIEL, M. R. C. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo Perspec. [online]. 2000, vol.14, n.2, pp.51-56. ISSN 01028839. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000200008.

SAVI, A.; DISCHINGER, M. Acessibilidade Integral como ferramenta de inclusão: Estudo de caso em casas de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, Recife, 2016, 12p.

WAIHRICH, L. P.; PINTO, A. C. G.; BATISTA, G. R.; MILIORANÇA, R. Mobilidade Urbana e Acessibilidade Integral em centros de ensino superior: proposta para adequação de normas e realidades. IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2013, 19p.