Conservação de Águas: Avaliação inicial dos conhecimentos de alunos de escolas públicas do Recife

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rayza Moura Santos
Simone Rosa Silva

Resumo

A água é essencial para a manutenção da vida, ela faz parte de todos os processos, agrícola, industrial e doméstico, sendo um bem natural de essencial importância e que deve ser conservado. Muitas vezes devido a ideia antiga de que a água é um recurso infinito e que por sermos um país bastante beneficiado e termos a maior porcentagem de água doce no mundo, não nos preocupamos com seu uso, em muitas situações sem levar em consideração que água não está igualmente distribuída e que existem regiões que sofrem com a falta dela. Por isso é de essencial importância o processo de conscientização, pelo fato de que a sociedade está indo por um caminho de desperdício que já vem gerando problemas e que se permanecer não haverá água em condições adequadas de uso para as futuras gerações. Diversos autores afirmam que a educação com relação à conservação de água deve ser iniciada nas escolas, com ações voltadas principalmente para as crianças, pois elas podem atuar diretamente na formação e integração do aluno, de maneira a conscientizarem as demais pessoas que as cercam. Portanto, esse trabalho tem como objetivos avaliar os conhecimentos dos alunos de escolas públicas de Recife (PE) quanto à conservação de águas, além de promover uma educação ambiental e despertar nos alunos o interesse para a conservação de água. A metodologia aplicada foi aplicação de questionários em uma turma da 6ª série de uma escola estadual do município de Recife (PE) a fim de avaliar se o quanto os alunos tem conhecimento sobre conservação de águas. Observou-se assim, que os alunos compreendem o significado do que é conservação da água, contudo, muitas vezes não sabem explicar ou explicam de forma bastante primitiva, conceituando conservação de água apenas como redução de consumo; sendo assim a necessidade de os alunos compreenderem mais sobre conservação de água, métodos de redução de consumo, buscando o uso racional da água. Ressalta-se que os resultados apresentados aqui são referentes apenas desta turma, porém como este trabalho está inserido em um projeto de extensão, outras turmas e escolas serão estudadas.Palavras-chave: Conservação da água; Meio Ambiente; Projetos com Escolas Públicas; Conscientização no uso de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

YWASHIMA, L.; ILHA, M.; CRAVEIRO, S.; GONÇALVES, O. Método para avaliação da percepção dos usuários para o uso racional da água em escolas. ENTAC. A construção do futuro. Florianópolis, SC. 2006.

SCHERER, F. A; GONÇALVES, O. M. Uso racional da água em escolas públicas: diretrizes para secretarias de educação. Boletim técnico da Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia Civil; BT/PCC/374. São Paulo: EPUSP, 2004.