Identificação do perfil socioacadêmico do estudante ingressante da escola politécnica de Pernambuco

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Matheus de Amorim Barros
Anna Costa
Eduardo Dinarte
Cristiano Silva
Jair Filho

Resumo

Este trabalho, um recorte de um projeto maior (monitoramento acadêmico dos estudantes ingressantes da Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE), visou identificar o perfil socioacadêmico do ingressante na POLI/UPE. Para tal, foram utilizados dados coletados pelos tutores, filiados voluntariamente ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo – NAPSI. Inicialmente ocorre o preenchimento de parte da planilha de monitoramento acadêmico – PMA, na primeira semana dos estudantes ingressantes, momento onde foi feita a coleta dos dados e, posteriormente, um acompanhamento durante o primeiro período, afim, também, de completar a PMA. Diversos fatores foram incluídos na planilha. Destes, alguns foram socioacadêmicos e, por isso, foram utilizados neste resumo, como: gênero, participação do sistema de cotas, rede de ensino, se finalizou algum curso superior, se finalizou algum curso técnico e se trabalha. Os tutores preenchem apenas a parte da PMA referente às informações citadas acima. Dessa forma, tomando como amostra os ingressantes do período letivo de 2017.1, foi possível identificar itens relevantes para a compreensão do panorama acadêmico presente na POLI/UPE. Analisando as informações acima listadas, inferiu-se que 73,3% dos ingressantes foram do gênero masculino, 27,9% foram provenientes de escola pública, 17,3% possuem curso técnico, 8,4% trabalham, 21,2% usam o sistema de cotas e que 3,3% possuem outro curso superior. Este trabalho foi de fundamental importância, considerando que a POLI/UPE , apesar de ser uma escola centenária, não possui registros formais do perfil dos seus ingressantes. A partir dos resultados obtidos, foi possível traçar um perfil geral socioacadêmico do estudante ingressante: gênero masculino, rede de ensino privada, sem curso técnico ou superior finalizado, desempregado e não cotista. Alcançado o objetivo, o projeto maior fica munido de informações suficientes para elaborar estratégias, a partir da identificação dos dados coletados do período atual e também dos estudos de períodos passados, para reconhecer um padrão e coibir fatores relevantes que possam dificultar a evolução do ingressante dentro da instituição.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)