Identificação de pontos de deposição inadequada de resíduos da construção e demolição em uma área da Região Metropolitana do Recife

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rogério Rodrigues Sousa
Kalinny Patrícia Vaz Lafayette

Resumo

O resíduo é um produto inevitável de qualquer ciclo de vida e de consumo. Os homens pré-históricos jogavam fora os restos de comida no mesmo lugar em que comiam. Tais resíduos decompunham-se naturalmente na natureza. O aumento da população e um consumo desordenado dos recursos naturais, causou muitos impactos ao meio ambiente, principalmente, como a geração de grandes quantidades de resíduos. A construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, mas, por outro lado, apresenta-se como grande geradora de impactos ambientais, quer pelo consumo de recursos naturais, quer pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. O setor tem o desafio de conciliar uma atividade produtiva dessa magnitude com condições que conduzam a um desenvolvimento sustentável consciente e menos agressivo ao meio ambiente (PINTO, 2005). Segundo Neves (2006), países em desenvolvimento como o Brasil, revelam uma situação preocupante, pois embora existam serviços de limpeza urbana, estes não são capazes de coletar toda a produção gerada. O resultado disto é o despejo de resíduos sólidos em terrenos baldios e muitas vezes próximos aos cursos d’água. Este trabalho buscou realizar um levantamento de pontos de deposição irregular de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) e analisar a situação desses resíduos no município de Jaboatão dos Guararapes/PE, principalmente no que diz respeito à situação da gestão municipal dos RCD. Para isto, o levantamento dos pontos se deu através da obtenção de coordenadas geográficas com uso de GPS, sendo posteriormente gerados mapas temáticos de sobreposição de pontos de RCD com uso do Software livre QGIS. Foram visitados 101 pontos de deposição irregular de RCD, distribuídos nas 7 Regiões Político - Administrativas (RPA). A RPA com maior número de pontos foi a 6 (região de praia), visto que apresenta uma forte dinâmica construtiva, principalmente de obras verticais, o que favorece um grande índice de impactos ambientais sobre o meio. Palavras-chave: Disposição irregular; Resíduos de construção e demolição; Mapeamento; Taxa de geração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Rogério Rodrigues Sousa, Escola Politecnica de Pernambuco - POLI/UPE

Estudante do curso Engenharia Civil.

Referências

PINTO, T. P. (Coord.) Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do Sinduscon-SP, São Paulo: Obra Limpa: I&T: Sinduscon-SP, 2005.

NEVES, M. G. F. P. (2006). Quantificação de Resíduos Sólidos na Drenagem Urbana. Tese (Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.