Eficiência Energética Aplicada a Compressores de Ar Modelos GA55 e GA160

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wandeilson Inabek Lima Ramos
Carlos Frederico Dias Diniz
Luis Henrique Pereira da Silva

Resumo

De acordo com os dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cerca de 42,4% do consumo de energia elétrica do Brasil é oriundo das indústrias (EPE, 2014). Geralmente, o ar comprimido representa uma parcela significativa no consumo de energia elétrica de uma indústria (ELETROBRAS, 2009). A redução do consumo de energia, além de ser ação ambiental de preservação do meio natural, também proporciona retorno financeiro para as empresas (SANTOS et al., 2007).O presente trabalho tem como objetivo realizar estudo na busca de uma solução para a redução do consumo de energia elétrica em cinco compressores de ar (dois de modelo GA55 e três de modelo GA160) de uma grande indústria, através do controle otimizado da configuração de sua operação.Foi utilizada como metodologia a análise de modos de operação dos compressores, através de simulações práticas com medições de grandezas elétricas. Com os dados obtidos e analisados, foi implantado o modo final de operação visando a melhor eficiência energética possível.Inicialmente, tinha-se o seguinte modo de operação:•    Compressores GA55: dois deles operam com os motores de seus elementos compressores em alívio de carga, não produzido ar comprimido para o sistema. Eles são solicitados a gerarem ar comprimido quando um dos três compressores de modelo GA160 para por falha/defeito ou manutenção.•    Compressores GA160: dois deles operam à plena carga e o terceiro completando o ar do sistema sempre que a indústria aumenta sua demanda.O modo de operação foi modificado, passando os dois compressores GA55 a operarem em plena carga e os três compressores GA160 operando, respectivamente, com aproximadamente 81%, 53% e 53% das suas capacidades de produção de ar. A alteração no modo de operação dos compressores ocorreu através da implantação de um sistema de gerenciamento de compressores. Com isso, o objetivo principal de redução do consumo de energia elétrica foi atingido.Para compra, instalação, configuração e startup do sistema de gerenciamento, foi feito um investimento de R$ 24.897,84. A economia com o custo da energia elétrica consumida foi de R$ 3.522,50 por mês, de forma que o investimento será superado em aproximadamente sete meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

ELETROBRAS, CNI, et al. Compressores: guia básico. Brasília: IEL/NC, 2009. Disponível em: Acesso em 01 nov.2016.
Empresa de Pesquisa Energética – EPE; Ministério de Minas e Energia – MME. Balanço Energético – 2014, Rio de Janeiro-RJ.
SANTOS, Afonso Henrique Moreira; et al. Eficiência Energética: Teoria e Prática. 1ª Edição. Itajubá: Procel Educação, 2007. Disponível em: . Acesso em 15 nov. 16.