A qualidade da energia elétrica no contexto da Quarta Revolução Industrial – Indústria 4.0

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ellen Carmelita Capelo Silva
Francisco José Costa Araújo
Washington Andrade da Cunha Coutinho Filho

Resumo

“A Quarta Revolução Industrial, conhecida também por Indústria 4.0, caracterizou-se pela tendência de automatização das fábricas, fundamentada na concepção de sistemas a partir de uma rede de máquinas, propriedades e sistemas de informações em toda a cadeia de valor e por todo o ciclo de vida do produto” (KAGEMANN et al., 2013). Entretanto, segundo Paulilo (2017), “devido ao uso de unidades eletrônicas de potência e/ou controles microprocessados, os equipamentos e máquinas atuais estão mais vulneráveis às variações da qualidade da energia em relação aos utilizados antes da quarta revolução industrial”. Sendo assim, o estudo objetiva compreender os principais aspectos da qualidade da energia elétrica, no que diz respeito ao produto e serviço; analisar seus impactos no conceito da Quarta Revolução Industrial. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema, baseadas em seis etapas diferentes e interdependentes para sua construção. Para nortear a realização do presente estudo, formulou-se a seguinte questão: Quais os impactos da qualidade de energia elétrica, no âmbito do produto ou serviço, na quarta revolução industrial no Brasil? Para o levantamento bibliográfico desse estudo, foram feitas buscas online por descritores contextualizados ao tema em estudo em bases de dados consolidadas no meio acadêmico. Os prejuízos associados à qualidade de energia são: falha e funcionamento inadequado de equipamentos; queda de rendimento; corrupção de dados de um sistema digital; perda da programação de microprocessadores, entre outros. Segundo CNI (2016), “no que diz respeito aos prejuízos causados pelas falhas do fornecimento de energia elétrica, para 67% das empresas entrevistadas que utilizam principalmente energia elétrica no seu processo produtivo, as falhas acarretam prejuízos significativos. Vislumbrou-se, a partir dos estudos analisados, que a evolução tecnológica e industrial, advinda da Quarta Revolução Industrial, implicou na dependência e sensibilidade energética das máquinas inteligentes e em consequência, compreende-se que a qualidade de energia, no que tange ao produto ou serviço, é de fundamental importância para as indústrias da atualidade. Nessa perspectiva, a adesão às atuais maquinarias evidencia a necessidade de propagação e reconhecimento da energia elétrica, considerando que quaisquer falhas na produção, transmissão ou distribuição do produto ideal acarreta diversas perdas econômicas para indústrias brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

CNI, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Sondagem Especial - Indústria e Energia. 2016. Disponível em:. Acesso em: 17 abr. 2017.

KAGERMANN, Henning et al. Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0. Frankfurt; Main: National Academy of Science and Engineering. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2017.

PAULILO, Gilson. Conceitos gerais sobre qualidade da energia. Revista O Setor Elétrico, ed. 84, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2017.