Desenvolvimento de um software para Gerenciamento da Manutenção Elétrica de uma empresa de abastecimento de água

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laíssa Regina Silva
Carlos Frederico Dias Diniz
Luis Henrique Pereira Silva

Resumo

“Em outros tempos, a manutenção era considerada irrelevante” (CARMO, 2009), mas, com o aumento da competitividade entre as empresas, vem se tornando um trunfo para a busca pela excelência, reduzindo custos e aumentando a eficiência e qualidade dos serviços e produtos. Segundo MORAES (2014) ”, a manutenção é o conjunto de ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada”. A busca pelo cumprimento dos procedimentos para alcance de metas (de produção, organização e qualidade de serviço prestado) nem sempre tem sido uma atividade fácil. Sendo assim, o uso de ferramentas gerenciais ganhou bastante espaço no meio corporativo. O auxílio de software como ferramenta para o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) é imprescindível para a obtenção de melhores resultados, tendo em vista de um grande número de informações que são processadas. A informatização no gerenciamento da manutenção no Brasil, ainda tem um longo caminho para percorrer se comparada a outros países. As empresas estão buscando soluções como aplicações móveis que agilizem seus negócios e consequentemente aumentem o lucro e eficiência dos seus serviços. Nesse pensamento foi desenvolvido o ManApp, uma ferramenta que auxilia no gerenciamento das atividades de uma área piloto: a Coordenação Manutenção Elétrica (CME) de uma empresa de abastecimento de água, a qual é responsável por todo o âmbito de projeto e manutenção do sistema elétrico para acionamento de bombas e motores nas plantas operacionais, sejam elas estações de tratamento de água, estações elevatórias, poços e / ou subestações. Essa ferramenta foi desenvolvida para aplicativos de celulares na plataforma Android. LECHETA (2013), argumenta que o Android é uma plataforma que permite o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Contém um sistema operacional baseado em Linux, uma interface visual rica, acesso aos diversos recursos instalados e embarcadas nos dispositivos e um ambiente de desenvolvimento bastante inovador e flexível. Foram realizados estudos que são baseados em dados referentes a algumas deficiências desse setor. Tais dados foram obtidos através de observações realizadas in loco. A partir dessas informações, pôde-se levantar um estudo de quais ferramentas eram necessárias no aplicativo para auxiliar no gerenciamento desse setor. O ManApp dispõe de informações básicas para o desenvolvimento da manutenção programada, como inspeção programável e formulários que indicam o estado do equipamento.  É possível fazer-se um controle das atividades realizadas e saber quais os problemas são mais usuais, assim permitindo buscar as devidas soluções. Portanto, com o aplicativo permite uma melhor integração entre os funcionários da manutenção elétrica, tornando informações seguras e serviços menos onerosos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

CARMO, Luana Jéssica Alves; ALHEIROS, Rubens Nascimento. Novas propostas para desempenho da gestão da manutenção com auxílio de software. Seminário Gaúcho de Manutenção, Porto Alegre, nº 18, 2009.

LECHETA, Ricardo R. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 3º edição. São Paulo: NOVATEC, 2013.

MORAES, Jose Donizeti. Manutenção Industrial: Entendendo sua função e organização. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/JoseDonizettiMoraes> Acesso em: 10 out. 2017.