Investigação sobre o Comportamento Geotécnico de Misturas de Solo com Resíduos de Pneus e RCD

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Manuela Cassiano de Macedo
Stela Fucale Sukar
Silvio Romero Melo Ferreira

Resumo

Nos últimos anos, a minimização dos impactos ao meio ambiente, bem como a busca por um desenvolvimento sustentável ganhou enorme destaque. Inserido neste contexto, está a problemática relacionada ao gerenciamento de resíduos tais como os provenientes da construção civil e os pneus que possuem uma configuração complexa e efeitos nocivos ao ambiente e a saúde humana quando descartados de forma inadequada. Diante disso, a necessidade de se encontrar soluções a esta questão é constante, procurando-se dar novos usos e outras destinações a estes materiais. Dentre as possibilidades de utilização destes resíduos está o aproveitamento em obras geotécnicas como material alternativo para melhoramento do solo. Assim sendo, esta pesquisa tem por objetivo analisar o comportamento geotécnico do solo a partir da inserção de resíduos de pneus provenientes da indústria de recapagem com misturas de 10, 20, 30, 40 e 50% em relação ao peso do solo seco, traçando um comparativo com a inclusão nas mesmas proporções de resíduos da construção e demolição (RCD). O programa de investigação laboratorial se estruturou seguindo algumas etapas, dentre elas, a coleta e preparação das amostras, caracterização física e mecânica do solo, resíduo de pneus, RCD e misturas predeterminadas, a fim de se conhecer as características individuais destes materiais e avaliar possíveis alterações destes nas propriedades do solo. A partir dos resultados obtidos foi possível perceber que os materiais utilizados possuem uma distribuição granulométrica predominantemente arenosa, estando os resíduos de pneus com 99,23% de sua granulometria na fração de areia e o RCD com 98,3%. Para as misturas observou-se que o solo-RCD não proporcionou mudanças significativas na granulometria do solo, permanecendo numa zona intermediária entre o solo e o RCD. Nos ensaios de compactação, verificou-se para as misturas solo-RCD comportamento semelhante sem alterações relevantes com valores tanto para a umidade ótima quanto para o peso específico seco máximo muito próximos dos encontrados para o solo puro, diferentemente das misturas solo-pneus que proporcionaram uma diminuição no peso específico seco máximo em relação ao solo puro e entre as misturas à medida que se aumentava o teor de fibras nas amostras. Dessa forma foi possível se obter estes resultados parciais sobre as características físicas das amostras.  Sendo assim, os estudos serão continuados no âmbito da análise do comportamento mecânico, a fim de ser ter um conhecimento mais aprofundado em relação a adição destes resíduos ao solo. Palavras-chave: Gerenciamento de Resíduos; Resíduos de pneus; Resíduo da Construção e Demolição; Melhoramento de solo. 

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Seção
Engenharia Civil