Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental: Um Estudo de Caso na Escola Politécnica de Pernambuco

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Juan Deyvson José Camilo da Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Stela Fucale Sukar
Lizelda Maria de Mendonça Souto

Resumo

Este projeto de extensão teve como objetivo geral mapear, quantificar e caracterizar os resíduos sólidos produzidos na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE), e utilizar os dados para sensibilizar a comunidade acadêmica da instituição para seu papel Socioambiental. O projeto também objetivou avaliar a existência e a viabilidade de atuar em parceria com Cooperativas de catadores na circunvizinhança da POLI, e ainda mensurar a percepção ambiental dos discentes frente ao descarte de resíduos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa descritiva de campo, afim de mapear e selecionar os principais blocos da instituição responsáveis pela geração de resíduos, além de identificar o tipo de material reciclável descartado. Para quantificar cada componente do resíduo gerado, foram conduzidos dois ensaios de composição gravimétrica, nos meses de julho e outubro de 2015 respectivamente, baseados na referência normativa ABNT NBR 10.007/2004. Tais ensaios tiveram como objetivo determinar os diferentes percentuais em peso dos constituintes dos resíduos sólidos, sendo possível avaliar o aproveitamento das frações recicláveis e da matéria orgânica. Foi determinado então o peso da massa de resíduos dos 10 blocos intitulados de A a K da instituição, e de cada um dos materiais que foram separados manualmente de acordo com os tipos de componentes encontrados: papel, plástico, matéria orgânica (restos de comida), metal, laminados e rejeitos. A fim de avaliar, contextualizar e analisar a viabilidade de parceria com cooperativas, foi efetuada visita técnica em uma cooperativa, onde observou-se a logística da coleta, as máquinas e os equipamentos usados para triar, prensar e reciclar o material oriundo da instituição. Com o intuito de avaliar o grau da percepção ambiental dos alunos de graduação e pós-graduação da POLI/UPE, foi desenvolvido e aplicado um questionário com indagações sobre a importância da educação ambiental, as práticas ambientalmente corretas e a assimilação dos alunos quanto às medidas sustentáveis num projeto de engenharia. A partir da composição gravimétrica dos resíduos, da visita técnica e da avaliação dos questionários, foram elaborados gráficos compilando os dados da pesquisa. Na verificação da composição gravimétrica na POLI/UPE, observa-se que a quantidade de materiais recicláveis chega a 73% dos resíduos, que é superior a percentagem de recicláveis que são produzidos no país, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 2012, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Do total de resíduos que foi considerado rejeito nas análises realizadas, observou-se que esse material é composto principalmente de matéria orgânica, contaminantes tóxicos, como exemplo o tonner de impressora e outros resíduos, como embalagens metálicas de biscoito e pacotes de café, que não tem potencial para serem reciclados no estado de Pernambuco, devido à falta de máquinas com tecnologia na região. Comparando-se os resultados, percebeu-se que apesar dos alunos afirmarem no questionário de pesquisa saber o que fazer com o resíduo, ainda é necessário um trabalho de conscientização quanto ao descarte correto dos resíduos, identificação e sinalização das lixeiras para resíduos recicláveis e não recicláveis e um plano para o descarte final dos resíduos recicláveis produzidos na instituição. Palavras-chave: Educação; Instituição de Ensino Superior; Resíduos sólidos; Analise gravimétrica.

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Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Juan Deyvson José Camilo da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão DESS - POLI/UPEEstagiário na Empresa: Policonsult - Associação Politécnica de ConsultoriaGraduando em Engenharia Civil

Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Associada e Livre Docente da Universidade de Pernambuco - UPE Gerente da Divisão de Cultura da Escola Politécnica de Pernambuco - POLIProfessora Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil - PECCoordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS Pesquisadora do Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho - LSHT

Lizelda Maria de Mendonça Souto, Universidade de Pernambuco

Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Perícia e Auditoria Ambiental, graduação em Engenharia Elétrica - Telecomunicações, curso Técnico em Eletrônica, curso Técnico em Mecânica Aeronáutica. Atualmente trabalha na área de instrução do curso Básico em Segurança e Saúde do Trabalho e no setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade no Cindacta III, com atividades ligadas a recuperação de áreas degradadas, gerenciamento de resíduos, Educação Ambiental e Projetos Sustentáveis. Busca aperfeiçoamento em Implantação de Sistemas de Gestão Integrada, Auditoria Ambiental, Tecnologias Limpas e Perícias e Auditorias nas áreas Ambiental e Trabalhista.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10007: Amostragem de resíduos: procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013. 11. Ed., 2014, Disponível em: < http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2013.pdf>. Acesso em: 18 out. 2015.