MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO

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Diego SILVA
Adegilson BENTO
João VILAVERDE
Stela FUCALE

Resumo

O estado de Pernambuco vem se destacando no cenário nacional pelos ótimos resultados alcançados por parte da rede pública de ensino. Um dos fatores que fez com que o estado saísse da 21ª posição em 2007 para topo do ranking em 2015, de acordo com Índice de Desenvolvimento Básico da Educação, foi a ampliação da rede de ensino em tempo integral, por meio de Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs). Em 2017, o governo do estado em parceria com o Ministério da Educação está transformando 36 escolas de ensino regular para tempo integral. Para isto, é necessário uma série de melhorias de infraestrutura para que estas possam comportar de forma adequada os alunos. Este trabalho teve por objetivo identificar e avaliar as principais manifestações patológicas presentes nas edificações de 18 EREMs, distribuídas por 15 cidades em diferentes regiões do estado de Pernambuco. A metodologia consiste em um estudo teórico sobre as manifestações patológicas recorrentes em edificações, e realização de inspeções visuais seguidas de registros fotográficos nas escolas alvo deste estudo. Quatorze escolas apresentaram algum tipo de manifestação patológica, sendo, duas com problemas de caráter estrutural (armadura exposta). Os sintomas mais comuns foram: a presença de mofo/bolor, em 67% das EREMs visitadas, fissuras e destacamento da pintura em 50%, descolamento do reboco em 33% e presença de vegetação em 22% das escolas. Constatou-se que a maior parte destes problemas estavam associados à presença de água por meio de pontos de infiltração.Palavras-chave: EREMs. Manifestações Patológicas. Inspeções Visuais.

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Seção
Artigos