Iluminação aplicada à sinalização de uma instituição de ensino, sob a ótica do Desenho Universal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda de Morais Alves Figueira
Bianca Maria Vasconcelos

Resumo

A presente pesquisa está vinculada no programa de extensão ‘Programa de acessibilidade integral: inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência) à comunidade acadêmica e seu entorno’, aprovado no edital PIAEXT/UPE 2018. Acredita-se que a iluminação adequada aplicada em elementos de sinalização melhora a percepção e orientação espacial da PcD, além de minimizar o risco de acidentes. O objetivo desta pesquisa é propor a iluminação adequada à um projeto de sinalização de uma instituição de ensino, que é parte integrante do projeto de acessibilidade em desenvolvimento. De forma geral, a pesquisa visa contribuir na percepção e orientação espacial da pessoa com deficiência visual (baixa visão), de modo a incluir as PcD nas atividades cotidianas de uma instituição de ensino. A metodologia da pesquisa faz uso das técnicas de Check-list e de Passeio Acompanhado (DISCHINGER, 2012). O Check-list foi elaborado de base em leis federais, estaduais e municipais, e normas técnicas, com ênfase na NBR 9050/2015, e aplicado em campo. O Passeio Acompanhado vem sendo realizado por meio de visitas acompanhadas aos locais que se pretende avaliar, junto a pessoas cegas ou com baixa visão. Em seguida, serão realizadas medições dos níveis de iluminância dos ambientes da instituição, com o uso de um luxímetro digital. Por fim, mediante os dados coletados e analisados, será elaborado um relatório de diagnóstico e elaborada uma proposta de iluminação para o projeto de sinalização, que por sua vez, se integra ao projeto de acessibilidade (em andamento) da instituição de ensino estudada. Como resultado, espera-se a acessibilidade das pessoas com baixa visão na instituição de ensino estudada, desprovida de barreiras físicas, perceptivas e cognitivas, de modo a assegurar ao usuário, sua plena autonomia na realização de atividades acadêmicas cotidianas. Desse modo, ter-se-á uma sinalização com iluminação adequada, contribuindo nos deslocamentos e na orientação espacial da comunidade acadêmica, e impactando na melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Amanda de Morais Alves Figueira, Universidade de Pernambuco - UPE/POLI

Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho

Bianca Maria Vasconcelos, Universidade de Pernambuco - UPE/POLI

Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.

DISCHINGER, Marta. ELY, Vera Helena Moro Bins. PIARDI, Sonia Maria Demeda Groisman. Promovendo acessibilidade espacial nos edifícios públicos: Programa de Acessibilidade às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nas Edicações de Uso Público. Florianópolis: MPSC, 2012.