Sustentabilidade aplicada às construções: estágio docência no curso de engenharia civil da POLI/UPE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juliana Ferreira Bezerra Mocock
Emília Rahnemay Kohlman Rabbani
Ariane da Silva Cardoso

Resumo

O estágio docência pode ser entendido como a participação de alunos da pós-graduação stricto sensu em atividades de ensino sob a supervisão do seu orientador. Este resumo tem por objetivo apresentar e analisar as atividades desenvolvidas no estágio docência da disciplina eletiva de graduação do Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE),  Sustentabilidade Aplicada às Construções (SAC), durante o primeiro semestre letivo 2018. Para isso, foram levantadas as ações desenvolvidas pelas monitoras e docente coordenador desde o planejamento até a conclusão da disciplina, bem como os resultados obtidos para o aprimoramento da atividade-ensino. As monitoras participaram de atividades voltadas à disciplinas desde antes do início do período letivo, se reunindo semanalmente com a professora orientadora para planejar o plano de aula da disciplina. Vale destacar que SAC foi a primeira disciplina da graduação que incorporou uma carga horária de 15hrs voltadas exclusivamente a atividades de extensão, contribuindo, assim, para  a efetivação da curricularização da extensão na POLI/UPE, de acordo com a Lei n. 13.005 (BRASIL, 2014) e com a Resolução CEPE n. 068/2017 (UPE, 2017). Entre as atividades de extensão desenvolvidas pelos alunos da disciplina podem-se destacar a colaboração com o trote do bem, no qual foram arrecadados alimentos, livros e resíduos eletrônicos destinados a instituições e cooperativa de catadores da região, e também a competição de vídeos sobre sustentabilidade aberta a toda comunidade POLI. Nesta última, os alunos da disciplina e a comunidade foram convidados a estudarem a realidade local e apresentarem possíveis soluções sustentáveis para o problema retratado. Todas as atividades de extensão foram cadastradas devidamente no site da Coordenação Setorial de Extensão e culminaram com um relatório final em formato de artigo divulgado nas redes sociais. As monitoras ainda ajudaram atualizando e mantendo um site para disciplina, que foi utilizada como ferramenta didática e de comunicação atualizada entre alunos e professor. Como método de avaliação, além do acompanhamento semanal de atividades, os alunos elaboraram artigos científicos que submeteram a diferentes congressos e periódicos no final do semestre. Pode-se concluir que as atividades desempenhadas ao longo do semestre trouxeram benefícios tanto para os alunos da disciplinas, que contaram com o apoio extra das monitoras, além da professora, quanto para as próprias monitoras, que puderam participar do planejamento e desenvolvimento da disciplina, ganhando experiência no campo do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, jun, 2014. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2018.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE. Resolução CEPE n. 068/2017. Regulamenta a Política de Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, ago, 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 maio 2018.