O estudo da performance do sistema fotovoltaico (on grid) da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O sistema de geração fotovoltaica está cada vez mais em expansão por ser, em especial, uma fonte limpa e renovável paralela aos danos causados ao meio ambiente por algumas fontes de geração de energia, como a térmica e a hidroelétrica, as quais compõe grande parte da matriz energética brasileira. Partindo deste ponto de vista, o presente artigo visa acompanhar a produção de energia elétrica, bem como as perdas envolvidas no sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica interna na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE), implantada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) a qual selecionou em 2016, através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL (PROPEE) e foi inaugurado no dia 19 de setembro de 2017. O objetivo principal deste estudo é efetuar uma análise comparativa entre níveis de irradiação solar do local e melhor posicionamento angular dos módulos solares, perdas elétricas, potência e energia elétricas injetadas na rede de baixa tensão interna da POLI e a geração e conversão de corrente e tensão elétricas, cujos dados serão obtidos partir das informações coletadas no inversor de frequência. Inicialmente foi realizado um diagnóstico energético, e após esta ação, foi instalada a usina fotovoltaica onde foram acrescentados 54 módulos fotovoltaicos, totalizando uma potência de 12,5 kW e conectada à rede de distribuição da Celpe através de um inversor de frequência (on grid). O custo total desta usina foi de R$ 133.133,00 e a mesma gera mensalmente cerca de 1.650 kWh. É possível monitorar e acessar de forma remota dados da usina, como: energia produzida no dia, na semana e no mês, potência instalada, temperatura, localização, além de gráficos da potência, energia elétrica, corrente e tensão em função do tempo. Os resultados obtidos com esta pesquisa possibilitarão melhorias na performance e no rendimento deste sistema fotovoltaico, proporcionando principalmente maior produção elétrica, ou seja, ganhos no que diz respeito à eficiência energética.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)
Referências
JORNAL DO COMERCIO. Celpe vai instalar sistemas fotovoltaicos em quatro escolas e na UPE. Recife, 2017.Disponívelem:. Acesso em: 18 jul. 2018.
PEREIRA, Enio Bueno et al. Atlas Brasileiro de Energia Solar. 1°. ed. São José dos Campos: [s.n.], 2006. 09 p. Disponível em:. Acesso em: 30 jul. 2018.
PINHO, JOÃO TAVARES; GALDINO, MARCOS ANTÔNIO. MANUAL DE ENGENHARIA PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS. MARÇO DE 2014. Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/ publicacoes/download/Manual_de_Engenharia_FV_2014.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2018.
PLANT PORTFOLIO MANAGER-POLI/UPE. 2017. Disponível em:. Acesso em: 16 jul. 2018.
PEREIRA, Enio Bueno et al. Atlas Brasileiro de Energia Solar. 1°. ed. São José dos Campos: [s.n.], 2006. 09 p. Disponível em:
PINHO, JOÃO TAVARES; GALDINO, MARCOS ANTÔNIO. MANUAL DE ENGENHARIA PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS. MARÇO DE 2014. Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/ publicacoes/download/Manual_de_Engenharia_FV_2014.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2018.
PLANT PORTFOLIO MANAGER-POLI/UPE. 2017. Disponível em: