Proposta de iluminação para o projeto de sinalização de uma instituição de ensino, sob a ótica do Desenho Universal

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Amanda de Morais Alves Figueira
Bianca Maria Vasconcelos

Resumo

 
Amanda de Morais Alves Figueira, Universidade de Pernambuco (amandamoraisaf@gmail.com)
Bianca M. Vasconcelos, Universidade de Pernambuco (bianca.vasconcelos@upe.br)
A presente pesquisa está vinculada no programa de extensão ‘Programa de acessibilidade integral: inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência) à comunidade acadêmica e seu entorno’, aprovado no edital PIAEXT/UPE 2018. Acredita-se que a devida iluminação em elementos de sinalização possa proporcionar melhoria na percepção e orientação espacial, além de minimizar o risco de acidentes de PcD. O objetivo desta pesquisa é propor a iluminação do projeto de sinalização de uma instituição de ensino, como parte integrante do projeto de acessibilidade integral. De forma geral, visa contribuir na percepção e orientação espacial da pessoa com deficiência visual (baixa visão), de modo a incluir as PcD nas atividades cotidianas de uma instituição de ensino. A metodologia da pesquisa fez uso das técnicas de check-list e de Passeio Acompanhado (DISCHINGER, 2012). O check-list foi elaborado de acordo com a NBR 90/50. No passeio acompanhado, tem o propósito de apontar as dificuldades que serão encontradas durante o trajeto, consequentemente atribuindo a NR 17 para a segurança e o bem-estar para todos. Posteriormente, haverá medições dos níveis de iluminância dos ambientes da instituição, com o uso do equipamento de medição de iluminação em lux (lx) luxímetro digital. Por fim, mediante os dados coletados e analisados, será elaborado um relatório de diagnóstico e elaborada a proposta de iluminação para o projeto de sinalização. Espera-se a acessibilidade das pessoas com baixa visão na instituição de ensino estudada, desprovida de barreiras físicas, perceptivas e cognitivas, de modo a assegurar ao usuário, sua plena autonomia e melhoria na qualidade de vida.

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Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Amanda de Morais Alves Figueira, Escola Politécnica de Pernambuco - UPE

A presente pesquisa está vinculada no programa de extensão ‘Programa de acessibilidade integral: inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência) à comunidade acadêmica e seu entorno’, aprovado no edital PIAEXT/UPE 2018. Acredita-se que a devida iluminação em elementos de sinalização possa proporcionar melhoria na percepção e orientação espacial, além de minimizar o risco de acidentes de PcD. O objetivo desta pesquisa é propor a iluminação do projeto de sinalização de uma instituição de ensino, como parte integrante do projeto de acessibilidade integral. De forma geral, visa contribuir na percepção e orientação espacial da pessoa com deficiência visual (baixa visão), de modo a incluir as PcD nas atividades cotidianas de uma instituição de ensino. A metodologia da pesquisa fez uso das técnicas de check-list e de Passeio Acompanhado (DISCHINGER, 2012). O check-list foi elaborado de acordo com a NBR 90/50. No passeio acompanhado, tem o propósito de apontar as dificuldades que serão encontradas durante o trajeto, consequentemente atribuindo a NR 17 para a segurança e o bem-estar para todos. Posteriormente, haverá medições dos níveis de iluminância dos ambientes da instituição, com o uso do equipamento de medição de iluminação em lux (lx) luxímetro digital. Por fim, mediante os dados coletados e analisados, será elaborado um relatório de diagnóstico e elaborada a proposta de iluminação para o projeto de sinalização. Espera-se a acessibilidade das pessoas com baixa visão na instituição de ensino estudada, desprovida de barreiras físicas, perceptivas e cognitivas, de modo a assegurar ao usuário, sua plena autonomia e melhoria na qualidade de vida.

Bianca Maria Vasconcelos, Escola Politécnica de Pernambuco - UPE

A presente pesquisa está vinculada no programa de extensão ‘Programa de acessibilidade integral: inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência) à comunidade acadêmica e seu entorno’, aprovado no edital PIAEXT/UPE 2018. Acredita-se que a devida iluminação em elementos de sinalização possa proporcionar melhoria na percepção e orientação espacial, além de minimizar o risco de acidentes de PcD. O objetivo desta pesquisa é propor a iluminação do projeto de sinalização de uma instituição de ensino, como parte integrante do projeto de acessibilidade integral. De forma geral, visa contribuir na percepção e orientação espacial da pessoa com deficiência visual (baixa visão), de modo a incluir as PcD nas atividades cotidianas de uma instituição de ensino. A metodologia da pesquisa fez uso das técnicas de check-list e de Passeio Acompanhado (DISCHINGER, 2012). O check-list foi elaborado de acordo com a NBR 90/50. No passeio acompanhado, tem o propósito de apontar as dificuldades que serão encontradas durante o trajeto, consequentemente atribuindo a NR 17 para a segurança e o bem-estar para todos. Posteriormente, haverá medições dos níveis de iluminância dos ambientes da instituição, com o uso do equipamento de medição de iluminação em lux (lx) luxímetro digital. Por fim, mediante os dados coletados e analisados, será elaborado um relatório de diagnóstico e elaborada a proposta de iluminação para o projeto de sinalização. Espera-se a acessibilidade das pessoas com baixa visão na instituição de ensino estudada, desprovida de barreiras físicas, perceptivas e cognitivas, de modo a assegurar ao usuário, sua plena autonomia e melhoria na qualidade de vida.