Análise da Infraestrutura Cicloviária no Campus Benfica sob a Ótica da Segurança Pública
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Resumo
Nas últimas décadas, o automóvel passou a ser símbolo de status no país, cultura que infelizmente, deixou uma imagem equivocada do modo cicloviário, comumente visto como um transporte de pessoas de baixa renda. Segundo Silveira e Maia (2015), em relação à acessibilidade e infraestrutura, o uso da bicicleta passa por uma desvalorização como consequência da priorização dos demais modos de transporte (carros, motocicletas, transporte público). Atualmente, como forma de tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, a mobilidade por bicicleta tem sido incentivada, pois é reconhecida como uma solução importante para o alcance de alguns dos Objetivos Globais da Agenda 2030 (UNITED NATIONS, 2015). Porém este modo segue sofrendo uma resistência histórica, dessa forma, faz-se necessário compreender quais os principais fatores sob a ótica de segurança pública que impactam no uso desta alternativa na região do Campus Benfica. Segundo Carvalho e Santos (2018) essa região enquadra-se como um Polo Gerador de Viagem (PGV), causando impactos negativos na circulação viária do entorno tendendo a apresentar problemas como: poluição atmosférica, acidentes de trânsito, ruídos e congestionamentos. Nesse contexto, são necessários estudos buscando sempre ações que visem o uso e ocupação do solo de forma a mitigar os danos causados ao meio ambiente e incentivar a priorização ao transporte público e não motorizado. Sabe-se que o uso da bicicleta é influenciado por diferentes aspectos, como demanda, padrões de atividades e condições de acessibilidade (CONTURSI, 2018). Caso a mobilidade por bicicleta não tenha sido adotada, significa que há possíveis deficiências em pelo menos um dos 3 aspectos citados (BATALHA, PORTUGAL, 2019). Dessa forma, é válido elaborar um procedimento para identificar os principais fatores que influenciam no uso de bicicletas sob a ótica de segurança pública na região do Campus Benfica e apresentar como estes fatores podem ser usados como pontos de melhorias para a maior adesão deste modal. Para isto, será realizado um questionário online, em viés da situação pandêmica atual do Brasil, pela plataforma gratuita Google Forms. O formulário foi desenvolvido com base na leitura específica, objetos do referencial teórico desta pesquisa, com fim de identificar o perfil dos usuários do modal cicloviário, suas respectivas as em três seções: (1) identifica as características socioeconômicas dos usuários; (2) analisa o motivo de escolha pelo modo cicloviário e (3) investiga às condições de acessibilidade do modal no Campus-Benfica sob a ótica da segurança pública. Acredita-se que a aplicação desse procedimento pode auxiliar os tomadores de decisão a refletirem sobre os fatores citados e implantarem melhorias propostas para que a população como um todo adote mais o modal cicloviário em seus deslocamentos.
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Edição
Seção
Engenharia Civil