Desenvolvimento de um Learning Analytics Dashboard para Análise de Engajamento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

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Janaína Alexandre de Carvalho
Alexandre Magno Andrade Maciel

Resumo

A Educação a Distância (EAD) é a “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação”. Ao longo dos anos, esta modalidade tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano acadêmico de alunos e professores, o que pode ser observado pelos elevados índices de crescimento registrados para esta modalidade de ensino. Para dar suporte ao EAD existe uma grande variedade de ambientes educacionais como: sala de aula virtual, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), sistemas educacionais hipermídia adaptativa, sistemas tutores inteligentes, entre outros . Estes recursos oferecem uma grande oportunidade de interação de maneira online, colaborativa, de maneira síncrona ou assíncrona. Apesar disso, um grande problema enfrentado por esses ambientes é conseguir mensurar o engajamento dos alunos, visto que, para tal análise é necessário que um conjunto de variáveis sejam verificadas. Uma recente área que busca a análise e entendimento de dados provindos destes ambientes educacionais é a Learning Analytics (LA), a qual vem se definindo como uma das áreas de pesquisa, em tecnologias educacionais, com maior crescimento. Dentre as áreas relacionadas a LA, uma abordagem que vem sendo considerada como área crítica por pesquisadores é a de visualização de dados educacionais. Nesse contexto, muitos trabalhos estão sendo realizados na área de Mineração de Dados Educacionais (MDE), vários modelos relevantes são gerados de forma que beneficiam administradores de ambientes e pessoas de conhecimento mais relacionado especificamente a computação. No entanto, tais modelos geram dificuldades de alcançar o usuário final e assim permitir que ele possa tomar suas decisões. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de visualização de dados, gerados a partir de modelos preditivos, que auxiliem a visualizar o engajamento de alunos em AVA’s. Para isso, será necessário seguir algumas etapas, tais como: fazer o levantamento da literatura sobre variáveis e visualizações que se referem ao estudo de engajamento; levantar e validar requisitos da ferramenta; e por fim, desenvolver e validar a ferramenta de visualização de dados. Como resultados, almeja-se concluir o desenvolvimento de uma ferramenta de visualização de dados, a qual utilizará de modelos de MDE baseados em variáveis relacionadas a engajamento. É pretendido ainda, ofertar um conjunto de visualizações adequadas ao estudo do engajamento, como também as suas principais variáveis comportamentais. Além disso, planeja-se validar a ferramenta a partir da avaliação de opinião de especialistas.

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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas