PROJETO PADRINHOS - ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DO ESTUDANTE INGRESSANTE NO PERÍODO LETIVO ‘REMOTO’ DA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO

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Paloma Silva de Melo
Sânya Alburquerque de Araújo
Anna Lúcia Miranda Costa
Thays Marques Ferreira
Manoela D Lourdes Alves Barbosa Pessoa

Resumo

A resolução que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (BRASIL, 2019) traz em seu Cap. III - Art. 7º, uma orientação ao estabelecimento de estratégias de acolhimento e acompanhamento pedagógico e psicopedagógico para o estudante ingressante. Em consonância com esta recomendação, a Escola Politécnica de Pernambuco, através da coordenação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo (NAPSI) promove o Projeto Padrinhos. Reconhecido como ação extensionista desde 2014 do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS), o Projeto se apresenta em três versões: Padrinhos Externo (ações junto às escolas de Ensino Médio); Padrinhos Internacional (KOHLMAN RABBANI, E. R. et al, 2020)  (atuando junto a Assessoria de Relações Internacionais e direcionado aos estudantes estrangeiros); Padrinhos Interno (direcionado aos estudantes ingressantes). O estímulo ao protagonismo estudantil e a promoção de uma efetiva integração ao contexto acadêmico são princípios orientadores das ações propostas pelo Projeto, que determina a atuação do estudante veterano como ‘padrinho’ ou ‘madrinha’. Com a instalação da situação de pandemia em decorrência da COVID-19, em março de 2020, a coordenação do Padrinhos Interno propôs como objetivo para esta edição, acompanhar e identificar aspectos que caracterizam o desenvolvimento acadêmico do estudante ingressante no denominado Período Letivo Suplementar (UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, 2020). Para o estudo foi desenvolvido um questionário na plataforma digital Google Forms e enviado aos ingressantes dos 7 cursos de Engenharia através dos seus respectivos e-mails. Os dados foram estudados e tratados por meio da plataforma Microsoft Office Excel. Com uma amostra de 91 ingressantes obteve-se os seguintes resultados: 31,86% referem-se ao quantitativo do sexo feminino; 92,30% cursaram a metade da carga horária permitida; 58,24% classificaram o diálogo entre professor-aluno como “Ótimo e Bom”; 56,04% consideraram o estilo das aulas remotas como “Ótimo e Bom”; 49,45% denominaram o aproveitamento das disciplinas vivenciadas como “Ótimo e Bom”; 65% classificaram o aproveitamento geral como “Ótimo e Bom”. Sendo assim, a avaliação identificada no estudo em boa parte das categorias mostrou-se positiva. Os resultados evidenciam que apesar das adversidades encontradas, o Período Letivo Suplementar atuou de forma positiva no desenvolvimento acadêmico para a maior parte dos ingressantes respondentes. Por conseguinte, o acompanhamento deste processo através do Projeto Padrinhos evidencia-se como uma ferramenta fundamental para a incessante busca por melhorias das ações favoráveis a um efetivo desempenho acadêmico de ingressantes e veteranos.
Palavras-chave:  Projeto Padrinhos; Acompanhamento acadêmico; Estudante Ingressante; Período Letivo Suplementar.

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Seção
Engenharia Civil