Experiência em atividades de ensino de projeto no modo remoto

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Geyzon Rodriguez Oliveira
Bianca M. Vasconcelos, Dra.

Resumo

A monitoria da disciplina Arquitetura durante os semestres letivos de 2020.1 e 2020.2 compreendeu essencialmente a transição e a consolidação das atividades do ensino presencial para o modo remoto em ambiente do Google Meets e do Google Classroom. Considerando a redução da duração do semestre acadêmico proposto pela universidade face às adversidades geradas pela pandemia, as atividades de monitoria estiveram em consonância com o cronograma estabelecido pela professora coordenadora da disciplina. A metodologia utilizada para o exercício da função de monitor foi feita a partir dos seguintes eixos: de organização e de apoio ao ensino-aprendizagem. As atividades de organização compreenderam adaptações realizadas da disciplina presencial para o cenário virtual; organização do ambiente Google Classroom; e criação de um drive compartilhado entre professores e alunos, em que foram armazenadas as planilhas de acompanhamento de frequência e notas dos discentes, as fichas de assessoramento de projeto, o material de aula, o plano de aula, e as aulas e atividades assíncronas. Também foram incorporadas nas atividades de monitoria, a realização de chamadas automáticas por plug-in, armazenamento das aulas gravadas e gestão da comunicação com os alunos. Já nas atividades de apoio ao ensino-aprendizagem, a monitoria permitiu: fornecer contribuições e colaborações durante as aulas expositivas do conteúdo programático; realizar a comunicação direta com os alunos para tirar dúvida através do Google Classroom; e auxiliar nos assessoramentos da prática do projeto de arquitetura. Os resultados obtidos pelos dois eixos apresentados abrangeram: a otimização de tempo e recursos exigidos pelas aulas, e a segurança e celeridade das informações de gestão da disciplina; a melhoria na qualidade dos assessoramentos virtuais. Em relação às dificuldades, houve discrepância significativa relativa à quantidade de alunos matriculados na turma do turno da manhã e do turno da noite. A quantidade de alunos da turma da manhã permitia assessoramentos de projeto em sala única, por dupla e com participação de todos. Quanto à turma da noite, a quantidade de alunos não permitia assessoramento em sala única. Nesse sentido, eram organizadas duas ou três salas, cada uma com um professor da disciplina, com apoio do monitor. Pôde-se concluir, ao longo de ambos os períodos letivos, que houve redução significativa no quantitativo de desistências e reprovações, se comparado ao modo presencial. Além disso, mesmo no ensino remoto, a participação ativa dos alunos, tanto nas aulas teóricas como nas aulas práticas, permaneceu evidente.
Palavras-chave: Monitoria; Ensino; Ensino Remoto; Projeto; Arquitetura.

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Seção
Engenharia Civil