Integração do ensino, pesquisa e extensão para a promoção de valores e práticas sustentáveis, através do desenvolvimento de componente curricular de extensão, no Curso de Engenharia Civil – TAS@DESS

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Damires Braz da Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Cíntia Rafaela Lima dos Santos
Paula dos Santos Cunha Boumann
Maria Cristina Alves de Lima

Resumo

O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS) realiza ações voltadas a atividades de extensão, pesquisa e ensino que contribuem para com a formação de profissionais da engenharia capacitados para estender e ramificar conhecimentos voltados à sustentabilidade. O projeto de extensão TAS@DESS 2022 constitui parte destas práticas, cujo objetivo principal é atender aos requisitos do componente curricular de extensão, Tópicos Avançados em Sustentabilidade (TAS), do curso de Graduação e programa de Mestrado em Engenharia Civil da UPE. As atividades de ensino permitem que os estudantes assimilem conhecimentos de maneira sistematizada, e constituem o principal meio e fator da educação (LIBANEO, 1994). Estas ações foram desempenhadas por grupos de estudantes formados visando a leitura, compreensão, planejamento e organização de aulas expositivas ministradas em sala de aula e discussão acerca dos conteúdos apresentados. Segundo Assis (2011), a pesquisa permite constituir o papel da Universidade na sociedade, auxiliando a busca pela ciência e o desenvolvimento do conhecimento nas mais diversas áreas do saber. As atividades de pesquisa desenvolvidas por este projeto se materializaram com a elaboração de artigos científicos e relatórios submetidos ao Sistema de Informações Sobre Pós-graduação e Pesquisa (SISPG) e a Plataforma Brasil para avaliação do comitê de ética. A extensão é a atividade que vinculada ao ensino e a pesquisa corroboram com a disseminação do conhecimento adquirido nas instituições de ensino e repassado a sociedade (SLEUTJES, 1999). As ações de extensão se deram através da gravação e lançamento dos PodCasts acerca da sustentabilidade e temas abordados semanalmente na disciplina, criação e divulgação de vídeos de curta duração submetidos ao Concurso anual de Vídeos do DESS e postados na plataforma do YouTube do DESS de acesso ao público em geral e do desenvolvimento do projeto da disciplina como componente curricular de extensão aprovado no Edital 02/2022 de fluxo contínuo da PROEC/UPE. Os encontros para desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão aconteceram, em grande maioria das vezes, de forma presencial (exceto enquanto estava vigente a orientação de aulas remotas na Universidade de Pernambuco devido a pandemia de COVID-2019 e na última semana de aula em que ocorreram intensos fenômenos de chuva) de maneira síncrona com duração de 03 (três) horas semanais gravadas e disponibilizadas aos estudantes e de forma assíncrona, com duração estipulada a depender do tipo de atividade. Para elaboração destas atividades estiveram envolvidos coordenadores, professores, funcionários e alunos da POLI (Escola Politécnica de Pernambuco), em cooperação com alguns parceiros externos das entidades UFPE, CSU, IFBA, UFSB e ABES-PE. Este processo resultou no desenvolvimento de 07 (sete) aulas presenciais ministradas como atividade de “salas de aula invertidas” pelos alunos de graduação e pós-graduação, 07 (sete) aúdios gravados e publicados no Podcast do DESS, 10 (dez) vídeo-aulas publicadas no YouTube do DESS, 12 (doze) vídeos acerca de sustentabilidade e problemáticas locais e o desenvolvimento do projeto de extensão TAS@DESS cadastrado e aprovado no Edital 02/2022 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UPE. Além disso, o DESS@POLI 2022 auxiliou 02 (dois) projetos de apoio a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos de Engenharia Civil, 04 (quatro) projetos de apoio a Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC). Com auxilio e desenvolvimento deste projeto foi possível o DESS acumular 09 (nove) projetos com bolsa de estudos, sendo 05 (cinco) de iniciação científica, 01 (um) do programa de extensão tecnológica do Governo de PE, 01 (um) de extensão e 02 (dois) de mestrado. Diante do exposto, mostra-se de suma importância a continuidade deste projeto que contribuiu com desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes de graduação e pós-graduação, estimulando e dando embasamento as práticas voltadas à Sustentabilidade, assim como efetivou a ação transformadora e a comunicação entre a universidade e a sociedade, em atividades com impactos sustentáveis.

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Seção
Engenharia Civil