Aplicação de metodologias ativas no estágio de docência da disciplina de Recuperação Estrutural do Concreto Armado do curso de graduação de Engenharia Civil no semestre 2022.2

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Felipe Duan Moura Vasconcelos
Eliana Cristina Barreto Monteiro

Resumo

O concreto armado é o sistema construtivo mais utilizado no setor da Construção Civil e, devido a isso, a recuperação de estruturas de concreto armado é um tema bastante discutido na literatura atualmente por causa do aumento do número de patologias encontradas nas edificações construídas com esse tipo de sistema (Teixeira et al., 2022). Em virtude desse fato, é de extrema importância que os estudantes do curso de graduação de Engenharia Civil saiam da universidade conhecendo um pouco sobre os ensaios e métodos necessários para a correta identificação das patologias existentes em uma edificação, bem como seu grau de dano a estrutura, para assim poderem aplicar as técnicas necessárias para reparo adequado dos danos identificados. Por ser um tema prático, a aplicação de metodologias ativas para o ensino desse assunto mostrou-se ideal, pois segundo Pucinelli, Kassab e Ramos (2021), a ideia das metodologias ativas é desenvolver no estudante o senso crítico e a capacidade de resolver problemas a partir de situações reais do cotidiano, além de ajudá-lo a desenvolver outras habilidades sociais, como a habilidade de trabalhar em grupo, produzir sob pressão, entre outras aptidões. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo abordar a aplicação das metodologias ativas no ensino da disciplina de Recuperação Estrutural do Concreto Armado durante o semestre de 2022.2, no curso de graduação de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco. A disciplina tem carga horária de 60 horas e é uma disciplina eletiva do curso de graduação. Contudo, mesmo não sendo obrigatória, a disciplina vem acumulando um bom número de alunos matriculados nos últimos semestres e no semestre de 2022.2 obteve 13 alunos matriculados. A disciplina apresenta a importância técnica, econômica e social do estudo da recuperação das estruturas de concreto armado, assim como mostra as principais técnicas para reabilitação e recuperação das estruturas afetadas pela corrosão das armaduras, introduzindo os procedimentos a serem realizados, os materiais de reparo necessários e a durabilidade que terão os reparos executados. As aulas ocorreram de modo presencial, duas vezes na semana, onde na segunda-feira era exposto o conteúdo de forma teórica e na quarta-feira eram realizadas atividades práticas sobre o assunto abordado na aula anterior. Nas aulas das segundas, o conteúdo era exposto de maneira bem didática através do uso das plataformas Jamboard e Mentimeter, onde os alunos eram expostos a questionamentos e atividades que auxiliavam no entendimento e absorção do tópico apresentado. Já nas aulas das quartas, as atividades eram divididas em 3 etapas: apresentação de um Problem Based Learning (PBL) aos alunos, quiz através da plataforma Kahoot!, e questionário através da plataforma Formulários Google. Na primeira parte da aula era introduzido aos alunos um estudo de caso referente ao assunto teórico abordado nas aulas das segundas, onde os alunos deveriam discutir e responder o questionamento proposto em grupo. Na segunda parte da aula era realizado um game interativo onde todos os alunos acessavam a plataforma Kahoot! e respondiam a perguntas dentro de determinado tempo. Ao final do game, os três primeiros colocados recebiam uma pontuação bônus para a nota final da disciplina. Por fim, era realizado um questionário individual, onde cada aluno respondia um formulário sobre o assunto estudado durante a semana, com o intuito de praticar ainda mais o tópico abordado. Concluiu-se que por meio da aplicação das técnicas de metodologia ativa foi possível adquirir excelentes resultados de aprendizagem por parte dos alunos, obtendo um nível de aprovação de 100% da turma. Além disso, percebeu-se que os alunos eram bastante participativos durante as aulas e conseguiam se divertir, ao mesmo tempo que aprendiam e colocavam em prática os conteúdos que eram apresentados.
Palavras-chave: Metodologias ativas; Estágio docência; Recuperação do concreto armado.

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Seção
Engenharia Civil