O uso das mídias e novas tecnologias para registrar e divulgar as ações de ensino, extensão e pesquisa do DESS através de seus componentes curriculares de extensão – CCE@DESS

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Daniela Rebeca Rocha do Nascimento
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Alison Lopes da Silva
Joab Tomaz de Aquino
Marcia Rejane Oliveira Barros Carvalho Macedo

Resumo

O grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS) tem como objetivo promover estudosrelacionadas à sustentabilidade, enfatizando os aspectos: social, econômico e sustentável. O objetivo deste projeto é atender aos requisitos dos componentes curriculares de extensão (CCE) desenvolvidos pelo grupo nos cursos de graduação e mestrado em Engenharia Civil afim de divulgar os produtos gerados para o meio acadêmico e a sociedade de uma forma geral. Para alcançar os objetivos propostos e garantir a implementação deste projeto na POLI, foram adotadas abordagens metodológicas que incluíram a sistematização das ações de ensino, extensão e pesquisa nos componentes curriculares de extensão de TAS e IGDITC, assim os alunos aprimoram suas habilidades de produzirem materiais de divulgação com linguagem clara e atraente para a sociedade, fazendo melhor uso das mídias sociais para atingir um número cada vez maior de pessoas da sociedade além da academia.Os projetos do DESS buscam sempre colocar o aluno como protagonista nas atividades desenvolvidas. Os alunos da disciplina de TAS adotaram a metodologia de Sala de Aula Invertida, na qual apresentaram os temas das referências base da disciplina por meio de aulas expositivas. Além disso, foram conduzidos Fóruns de Sustentabilidade, abordando tópicos relacionados à inovação e sustentabilidade, com a participação de convidados externos, de maneira a fazer a ligação entre os temas a serem desenvolvidos nos projetos e atuações concretas no mercado da Engenharia, Arquitetura e Construção (EAC). Estas palestras ocorreram através de encontros presenciais e remotos com professores da CSU (Colorado State University). As aulas foram gravadas e disponibilizadas no canal do DESS no YouTube. Além dos vídeos, também foram produzidos podcasts no formato de resumos das aulas ministradas para ser disponibilizados no Spotify para a sociedade.Os alunos de TAS e IGDITC foram requisitados a desenvolver vídeos de curta duração (2 a 3 minutos), concorrendo a 10º edição do Concurso de Vídeos sobre Sustentabilidade. O concurso teve foco na aplicação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2023, da Organização das Nações Unidas, no contexto da realidade local e apresentando no Fórum sobre Sustentabilidade. O objetivo foi disseminar os conceitos da sustentabilidade, promover a visão crítica sobre as necessidades locais e colaborar com a educação da população por meio da produção e divulgação de audiovisuais. Essa edição contou com 17 vídeos inscritos, 29 autores, 14 avaliadores e 3 organizadores.As mídias sociais oferecem um alcance global, permitindo que os trabalhos científicos atinjam um público muito maior do que os canais tradicionais de comunicação acadêmica. Isso possibilita que pesquisas e descobertas cheguem a uma audiência diversificada, além disso proporcionam uma plataforma interativa na qual os pesquisadores podem se envolver diretamente com seu público. Esse engajamento fortalece a comunicação científica, promove a troca de ideias e incentiva a colaboração.Ao final do Projeto de Extensão, será feita a mensuração qualitativa e quantitativa dos resultados alcançados e será elaborado o relatório final com o intuito de avaliar e refletir sobre o aprendizado e impactos.
Palavras-chave: Extensão; sustentabilidade; ensino, mídias sociais.

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Seção
Engenharia Civil