Produção de biogás a partir de resíduos orgânicos provenientes da Casa do Homem do Campo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mariana da Rocha Marques
Sérgio Peres Ramos da Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani

Resumo

Saneamento básico pode ser descrito como um conjunto de atividades relacionadas ao tratamento de água e esgoto, coleta de lixo e práticas de higiene. A falta desses serviços traz consequências negativas para a sociedade, sendo a saúde a principal variável impactada pelas condições sanitárias (COSTA et al., 2014). Em 2011, no Brasil, cerca de 2,5 mil crianças menores de cinco anos morreram em decorrência de doenças características de áreas sem saneamento (FUNASA, 2006). O meio ambiente também sofre essas consequências devido ao despejo dos esgotos sanitários sem tratamento, há a contaminação das águas e do próprio solo. No Brasil, com relação ao esgotamento e tratamento de esgotos, as áreas periféricas dos centros urbanos e as zonas rurais são as mais carentes (GALVÃO JUNIOR, 2009). Outro problema das áreas rurais no Brasil, é o elevado número de domicílios sem acesso à rede elétrica. Na região Norte, por exemplo, 62,5% da população rural não têm acesso à eletricidade (MME, 2003, apud VALOIS COELHO et al., 2004). Este trabalho objetivou avaliar o uso de biodigestores para o tratamento sanitário em áreas rurais, a partir de resíduos orgânicos encontrados com facilidade nessas áreas. Além de melhorar a qualidade de vida ao promover o saneamento rural, essa tecnologia possibilita o aproveitamento energético do gás formado, o descarte correto dos resíduos orgânicos, além da produção de um biofertilizante. Para execução do experimento foi determinado o uso de resto de alimentos como substrato e de dejetos sólidos humanos como insumo, para o abastecimento de quinze biodigestores do tipo batelada de bancada. Os biodigestores eram constituídos por um recipiente de vidro, fechados por uma rolha com uma mangueira acoplada, que permitia a saída do biogás e armazenamento em bolsas plásticas. Realizou-se análise termogravimétrica para determinação dos sólidos totais, fixos e voláteis, demanda química de oxigênio, umidade, pH e análise elementar do insumo para determinação da relação carbono/nitrogênio, percentuais de hidrogênio e enxofre. As análises da composição do biogás ocorreram em cromatógrafo e determinou-se o seu poder calorífico inferior. A pesquisa foi realizada conforme metodologia proposta, mas os resultados não atingiram as expectativas iniciais. É sugerido que novas pesquisas aconteçam considerando aspectos que talvez tenham causado problemas nesse experimento. Algumas suposições que justificam o baixo percentual de metano são: tempo de retenção insuficiente para evidenciar o surgimento de biogás e/ou uso de antibiótico ou outro medicamento, que pode ter influência negativa na população microbiana. Há ainda a suposição de vazamento nos biodigestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil

Referências

COSTA, C. C.; GUILHOTO, J. J. M. Saneamento rural no Brasil: impacto da fossa séptica biodigestora. Eng Sanit Ambient | Edição Especial, 2014, 51-60. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2016.

FUNASA. Boletim Informativo: O desafio de universalizar o Saneamento Rural. Edição nº 10. 2011. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2016.

GALVÃO JUNIOR, A. C. Desafios para a universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil. Rev Panam Salud Publica, 548-56, 2009. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2016.

VALOIS COELHO, I.; CARTAXO, E. Universalização da energia elétrica: uma análise política da distribuição de energia e da sua importância sócio-ambiental para o Amazonas. Campinas, 2004. Disponível em: < www.proceedings.scielo.br/pdf/agrener/n5v2/123.pdf >. Acesso em: 06 jun. 2016.