A influência das competições de robôs na formação de engenheiros

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David Victor Lopes Bezerra
Lucas Carvalho Sobral
Matheus Galvão Farias
Emmanuel Andrade de Barros Santos

Resumo

Competições de robôs é uma forma fácil e prática de instruir os estudantes de engenharia de controle e automação e de áreas afins. Aplicando-se o conhecimento adquirido na sala de aula, os alunos passam a ter experiências transformadoras. Muitas vezes podem ser apenas um passatempo, ou até um trabalho acadêmico, já que a robótica é uma área que só vem crescendo com o passar do tempo. As competições de robótica são eventos organizados por instituições ou grupos de alunos, onde são definidas regras baseadas em preceitos mundialmente utilizados nestes tipos de competições. O maior colaborador de eventos de robôs do Brasil, a Robocore(ROBOCORE, 2016), registra mais de 500 equipes oficiais no Brasil. As competições podem ser categorizadas em: combate, desafio inteligente, sumô, futebol, entre outras. Seus maiores eventos são a Winter Challenge e Summer Challenge, que atrai diversas pessoas de toda América. Existem ainda eventos mundiais, como a RoboCup, que possuem uma abrangência e nível de diversidade de categorias bem maior. A equipe Carranca 22(EQUIPE CARRANCA 22, 2016) faz parte de um projeto de extensão multidisciplinar chamado NEAR (Núcleo de Engenharia em Automação e Robótica), e tem como principal objetivo desenvolver e construir robôs para competições a nível nacional e internacional. Atualmente, a equipe atua em duas categorias: Combate e Desafio inteligente.  A participação nas competições tem como objetivo representar a Universidade de Pernambuco e a Escola Politécnica de Pernambuco - POLI, mostrando a criatividade e desejo de aprender na prática dos seus alunos. Além disso, faz parte dessas participações interação com outras equipes, trazendo para a instituição conhecimento e novas experiências. Ao construir um robô, seja ele de combate ou desafio inteligente, são utilizados conhecimentos vistos em sala de aula e obtidos através de pesquisas por livros, tutoriais e artigos científicos. Dessa forma, desenvolvem-se robôs atendendo às especificações das competições e assim apto para disputá-las. Os robôs que estão ativos atualmente, na modalidade do Combate, são o BEEG, de categoria Beetleweight (restrição de peso de 1.4 kgs) e o FEAR DEATH de categoria Featherweight (restrição de peso de 14kgs). Projetado e finalizado no final do ano de 2015, o BEEG hoje está na segunda versão e participou de duas competições, melhor classificação foi 3º lugar na RoboticPE (evento promovido pela equipe de robótica da UFPE). Projetado no ano de 2015, o FEARDEATH ainda não participou devido a falhas no projeto e por existir poucas competições disponíveis para essa categoria. Ainda há dois projetos que estão em fase de desenvolvimento um na categoria beetleweight (1.4 kgs) e o outro na antweight (454g). Na modalidade Desafio Inteligente a equipe participa na categoria seguidor de linha- pro com o robô Celsius 1.0. O Carranca 22 conquistou prêmios como o de Design e o de Originalidade no ROBOCORE – ENECA 2007 em Recife e em 2003, na cidade mineira de Itajubá, a equipe conquistou o título de Melhor Equipe Estreante, ficando na 6ª posição, à frente de equipes que representavam grandes instituições como o ITA e a USP. A conquista mais atual foi o terceiro lugar de combate categoria beetleweight e primeiro lugar no seguidor de linha, do campeonato da RoboticPE. Neste ano, 2016, o NEAR está organizando uma competição que acontecerá na Poli-UPE, com as modalidades sumô e seguidor de linha. Atualmente a equipe se encontra na posição 49° das 547 equipes oficiais, lutando cada vez mais para subir sua posição. PALAVRAS-CHAVES: Robôs. Competições.  Aprendizado. Multidisciplinar. 

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)

Referências

Robocore. Categorias de Robôs e Regras. Disponível em: . Acessado em: 30 de outubro de 2016.

Equipe Carranca 22. Página da Equipe Disponível em: . Acessado em: 30 de outubro de 2016.