Semana Carranca: capacitação através de projeto de extensão

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Resumo

A Semana Carranca é uma ação da Equipe de Robótica Carranca da qual fazem parte alunos da Escola Politécnica de Pernambuco-UPE. O projeto tem o intuito de oferecer, tanto para os estudantes da universidade quanto à comunidade externa, parte dos conhecimentos obtidos com as atividades desenvolvidas pela equipe durante a confecção dos robôs e dispositivos embarcados, contribuindo assim, com o aperfeiçoamento profissional e intelectual dos participantes. Além de introduzir novos conhecimentos, esta ação incentiva o estudo de tecnologia e de ferramentas de engenharia. Com a necessidade de elucidar aplicações básicas dos cursos de graduação em engenharia através do uso de linguagens de programação e softwares, a Semana Carranca, traz semestralmente desde 2016, minicursos e palestras, com carga horária entre 8 a 12 horas para os minicursos e de 1 hora para as palestras. Somando assim, as perspectivas tecnológicas com o desenvolvimento acadêmico e, por conseguinte, profissional do participante. Na sua idealização, o projeto sempre teve como público-alvo os estudantes ingressantes nos cursos de engenharia e áreas correlacionadas, com o propósito de proporcionar a estes estudantes, que tiveram pouco ou nenhum acesso à parte prática, este primeiro contato com a engenharia. Além disso, o projeto tem o intuito de aplicar o aprendizado em ferramentas de tecnologia (MICROBERTS, 2015) por discentes e para discentes, transmitindo e otimizando o conhecimento de forma espontânea. A ação contribuiu no desenvolvimento dos próprios membros da equipe que ministraram ou atuaram como monitores dos minicursos, já que o aprendizado é recíproco, havendo assim, uma troca mútua de conhecimentos entre os membros e os participantes. A partir de dados obtidos, através de pesquisas após a realização das atividades, verificou-se que 74.4% dos participantes estão no ciclo básico ou ainda não fazem parte de uma graduação, além disso as pesquisas apontaram que 90% se sentem capazes de aplicar externamente os conhecimentos adquiridos. Constatou-se que parte dos discentes ingressantes buscam o aprimoramento prévio a respeito de sua área antes mesmo de adentrar no ciclo profissional, obtendo conhecimentos básicos que serão aplicados no futuro, e alinha-se com a estratégia da Equipe de Robótica Carranca de apresentar a aplicação da engenharia na fomentação da criatividade e elaboração de projetos eficazes. Sendo assim, é importante a busca pelo conhecimento técnico introdutório no ciclo básico pois direciona e auxilia no desenvolvimento e praticidade das habilidades do participante na sua vida acadêmica, precedente ao ciclo profissional. O projeto proporciona este direcionamento com assuntos de robótica, empreendedorismo e tecnologia somado a isso desperta o interesse dos estudantes a conhecerem o que será visto posteriormente na sua graduação. 

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia

Referências

MCROBERTS, MICHAEL. Arduino básico. Novatec Editora, 2ªed, 2015.512p
ROBÓTICA: Guia Teórico e Prático. São Paulo: Users Power, 2010.

VILELA, Leila Maria Castro; MATOS, Maria; CAMPOS, Reinaldo Calixto de. Integração de disciplinas introdutórias no ciclo básico de um curso de engenharia. Rio de Janeiro: Cobenge 2007, 2007. 14 p.

TUTORIAIS SOBRE ARDUINO. Disponível em: . Acesso em: 02 de outubro de 2017