Práticas Pedagógicas Integradas para o Efetivo Desempenho Acadêmico do Estudante de Engenharia da POLI/UPE

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Matheus Henrique Torres
José Roberto de Souza Cavalcanti
Felipe Rogério de Siqueira Silva
Anderson Nóbrega Silva
Sophia Barbosa Ferreira

Resumo

Este resumo objetiva apresentar resultados parciais de um projeto que busca favorecer um efetivo desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes, nas disciplinas que compõem o Ciclo Básico, mediante o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradas e de caráter interdisciplinar. Segundo Teixeira et al. (2008) “o estudante ingressante merece uma atenção especial, pois as experiências vividas por eles são de suma importância para a sua permanência na universidade”. E, segundo Martincowski (2013), “as dificuldades enfrentadas pelo estudante ingressante estão relacionadas com a diferença de cotidiano existente nas Universidades”. Assim, surgiu o Projeto Práticas Pedagógicas, composto por diversas ações. A Semana do Estudante Ingressante (SEI) visa acolher os novos alunos, integrando-os ao ambiente universitário através de diálogos com os coordenadores de cada curso, contato com o grupo de tutores – nome dados aos veteranos que acompanham os estudantes por todo período letivo –, e a identificação do perfil do discente. A ação do Curso de Matemática Básica tem como objetivo o nivelamento do conhecimento da matemática básica dos alunos ingressantes, e incentiva os alunos veteranos à iniciação docente como monitores voluntários. Durante o semestre letivo, ocorre, ainda, o Monitoramento Acadêmico, que assiste e documenta – através da Planilha de Monitoramento Acadêmico (PMA) - a participação dos ingressantes em atividades como: grupos de estudos; projetos de extensão; participação na Matemática Básica e monitorias, além de acompanhar e compilar os resultados nas disciplinas que apresentam o maior índice de retenção: Cálculo I e Geometria Analítica. Os discentes que participaram da SEI em 2016 responderam a uma avaliação, na qual era perguntado se a ação foi o principal motivo da adaptação do estudante na POLI. Dos 462 estudantes ingressantes que responderam à avaliação de um total de 475, 64,93% afirmaram que a SEI foi sim o principal motivo da adaptação. Já no ano de 2017 a SEI contou com a participação de 449 estudantes dos 498 que ingressaram na POLI neste ano. Em 2016.2 foram coletados o desempenho dos estudantes que participaram do curso de Matemática Básica, em Cálculo I, dos 125 discentes avaliados, 89 foram aprovados o que representa 71,20%. Através do Monitoramento Acadêmico, foi documentado que no primeiro semestre de 2016 a aprovação em Cálculo I foi de 58%, já no segundo semestre de 2016 das 233 notas colhidas, um percentual de 64,57% tiveram aprovação. Os resultados apontam que ações pedagógicas proporcionam um favorecimento do desempenho acadêmico. Por se tratar de um projeto social, muitas vezes os resultados não podem ser mensurados, além de tudo que foi citado anteriormente o Projeto promove, também, o desempenho de habilidades que não são aprendidas em sala de aula, como exemplo, habilidade de liderança.

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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)