Política Anti-plágio

A partir de 2019, todas as submissões aceitas pela REPA passam por análise de plágio a partir do uso de software adequado (Similarity-Check) para este fim e de subsequente análise de conteúdo feita pela equipe editorial.

As submissões nas quais identificamos a presença, durante o processo de avaliação ou no caso de denúncias após a publicação, de plágio e/ou autoplágio serão tratados de acordo com as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE). Consoante com a COPE e com as Diretrizes Básica para Integridade na Atividade Científica (CNPq) a REPA solicita que os manuscritos submetidos respeitem os seguintes aspectos éticos:

 

  • nenhum dado, texto ou ideia de outra pessoa seja apresentado como se fosse de autoria do(s) autor(es), isto é, o texto submetido não pode conter plágio. Para evitar que isto aconteça, é obrigatório fazer referência à publicação original do dado, texto, ou ideia, independente de ele ter sido citado literalmente, resumido, ou parafraseado. No caso de citação literal, o(s) autor(es) deve usar aspas. No caso de material protegido por copyright, o(s) autor(es) devem anexar a devida permissão para o uso do mesmo;

 

  • nenhum dado, imagem ou gráfico tenha sido fabricado ou manipulado, de modo a falseá-los para dar suporte a alguma conclusão do(s) autor(es);

 

  • o(s) autor(es) não cometam autoplágio, isto é, não usem partes substanciais de seus trabalhos prévios e já publicados ou apresentados em eventos científico. Caso o texto tenha sido anteriormente apresentado em eventos científicos ou resulte de trabalhos acadêmicos é preciso que o texto submetido não seja igual a versão que o originou, é preciso que o texto submetido seja claramente uma expansão do trabalho inicial. Devendo constar no texto a referência ao evento onde foi apresentado ou o trabalho ao qual encontra-se relacionado.