Programa de Eficiência Energética para uma Unidade de Ensino

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Gabriel Chamie Alves de Souza
http://orcid.org/0000-0002-5860-8081
Jose Bione de Melo Filho
http://orcid.org/0000-0002-9283-3362

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de eficiência energética em uma unidade de uma instituição privada  do ensino fundamental na cidade do Recife. Nesse estudo de caso, foram utilizadas a metodologia prescritiva do Regulamento Técnico da Qualidade RTQ- C para o nível de Eficiência Energética  de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicos, envolvendo três parâmetros: o sistema de iluminação artificial, o sistema de climatização artificial do ar e o sistema de aquecimento de  piscina. Com o principal propósito de buscar com os dados coletados a melhor eficiência energética na edificação conforme os regulamentos da RTQ-C e de diminuir os custos de energia consumida na unidade predial, encontrando assim  uma melhor solução econômica. E através de simulações com o programa EVO( Dialux), dimensionaremos as  iluminâncias dos ambientes e com o programa (PVsyst) dimensionaremos um sistema fotovoltaico que atendam toda a demanda de energia elétrica  da escola. Serão realizadas também,  uma análises financeiras de alguns cenários que gerem uma economia de energia elétrica e consequentemente uma redução nos custos operacionais da escola.

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Como Citar
de Souza, G. C., & Filho, J. B. (2019). Programa de Eficiência Energética para uma Unidade de Ensino. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 4(2), 47-57. https://doi.org/10.25286/repa.v4i2.1004
Seção
Energias Renováveis