Reformulação de Decisões de Órgãos Fazendários

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Helena Cristina Bastos
http://orcid.org/0000-0002-9849-9561
Rômulo César Andrade
http://orcid.org/0000-0002-0561-7507
Marcelo Pita
http://orcid.org/0000-0001-7582-4651

Resumo

O objetivo deste trabalho foi fazer uma mineração de dados, nos órgãos fazendários de qualquer esfera de governo, de forma a verificar se existem padrões nas bases de dados que levam a reformulação do reconhecimento do direito creditório do contribuinte, em uma instância superior. Para atingir este objetivo foi realizada a modelagem do processo Restituição, Compensação e Ressarcimento do Contribuinte, na notação BPMN, obtendo-se o modelo To Be. Dessa forma, se adquiriu o conhecimento necessário do negócio e, então, foi realizada uma análise das informações com base nas técnicas descritivas e preditivas de mineração dos dados deste processo. Este artigo relata a experiência realizada para atingir o objetivo supracitado e os resultados obtidos. Tais resultados se mostraram de alto valor descritivo e preditivo, com regras que indicam relacionamentos importantes entre as variáveis de interesse e a capacidade de antecipar, com alta precisão, a aceitação ou não de manifestações de inconformidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Bastos, H., Andrade, R., & Pita, M. (2020). Reformulação de Decisões de Órgãos Fazendários. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 5(1), 1-9. https://doi.org/10.25286/repa.v5i1.1168
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics
Biografia do Autor

Helena Cristina Bastos, Universidade Federal de Pernanbuco

Doutoranda em Ciência da Computação na UFPE. Mestrado em Ciência da Computação pela UFPE. Graduada em Ciência da Computação pela UFPE.

Rômulo César Andrade, Escola Politécnica de Pernambuco

Doutorando da Universidade Federal de Pernambuco

Marcelo Pita, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais