Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.

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Guilherme Guimarães de Queiroz
http://orcid.org/0000-0003-4038-040X
Leandro Almeida
http://orcid.org/0000-0001-8025-0517

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia para análise de sentimentos aplicada em tweets realizados pelos candidatos com maior intenção de voto no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. A ideia do projeto nasceu a partir da dificuldade em avaliar o conteúdo das postagens dos candidatos, devido a escala considerável de dados gerados durante a campanha, e a possibilidade de criar uma análise das similaridades entre os comportamentos dos candidatos. Os tweets foram submetidos a técnicas de pré-processamento, uso de dicionários léxicos e algoritmos para agrupamento de dados. Os resultados obtidos permitiram a identificação de comportamentos como o grau de positividade ou negatividade dos candidatos, considerando fatores como a divulgação de pesquisas de intenção de votos realizadas, grau de similaridade e a frequência de termos utilizados nas postagens.

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Como Citar
de Queiroz, G., & Almeida, L. (2020). Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 5(1), 21-30. https://doi.org/10.25286/repa.v5i1.1173
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics