Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter.
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Resumo
Este artigo apresenta uma metodologia para análise de sentimentos aplicada em tweets realizados pelos candidatos com maior intenção de voto no primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras de 2018. A ideia do projeto nasceu a partir da dificuldade em avaliar o conteúdo das postagens dos candidatos, devido a escala considerável de dados gerados durante a campanha, e a possibilidade de criar uma análise das similaridades entre os comportamentos dos candidatos. Os tweets foram submetidos a técnicas de pré-processamento, uso de dicionários léxicos e algoritmos para agrupamento de dados. Os resultados obtidos permitiram a identificação de comportamentos como o grau de positividade ou negatividade dos candidatos, considerando fatores como a divulgação de pesquisas de intenção de votos realizadas, grau de similaridade e a frequência de termos utilizados nas postagens.
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Como Citar
de Queiroz, G., & Almeida, L. (2020). Uma metodologia de análise de sentimentos dos candidatos as eleições presidenciais de 2018 no Twitter. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 5(1), 21-30. https://doi.org/10.25286/repa.v5i1.1173
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics