Processamento de Linguagem Natural para Reconhecimento de Entidades Nomeadas em Textos Jurídicos de Atos Administrativos (Portarias)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcia Marina Rodríguez
http://orcid.org/0000-0002-3460-9098
Byron Leite Dantas Bezerra
http://orcid.org/0000-0002-8327-9734

Resumo

É fato que a necessidade da integração de mecanismos e plataformas capazes de desempenhar atividades semelhantes às realizadas pelo humano se faz cada vez mais necessário na sociedade atual. O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma ferramenta que facilita essa interação, pois consiste em uma subárea da inteligência artificial e refere-se, de forma ampla, ao estudo e desenvolvimento de sistemas computacionais que podem interpretar a fala e o texto conforme naturalmente os seres humanos falam e o digitam, além de desenvolver melhor a forma de interpretação da linguagem humana em diferentes dispositivos. Dito isto, será demonstrado nesta pesquisa como o Processamento de Linguagem Natural pode ajudar a automatizar o reconhecimento de Entidades Nomeadas (Agentes Públicos) em uma base de Portarias. Para isto será utilizado o NLTK (Natural Language Toolkit), uma plataforma usada para construir programas Python que trabalham com dados de linguagem humana para aplicação em PLN. O NLTK será útil para separar as sentenças em um parágrafo, separar as palavras dentro de cada sentença, reconhecer padrões no texto e criar modelos de classificação que permitam, por exemplo, identificar nomes próprios dentro de conjunto de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Rodríguez, M., & Dantas Bezerra, B. (2020). Processamento de Linguagem Natural para Reconhecimento de Entidades Nomeadas em Textos Jurídicos de Atos Administrativos (Portarias). Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 5(1), 67-77. https://doi.org/10.25286/repa.v5i1.1204
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics