Dimensionamento de um Sistema para Fornecimento de Energia para uma Comunidade Isolada

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Danilo de Oliveira Pimentel
https://orcid.org/0000-0003-1426-785X
Pedro André Carvalho Rosas
https://orcid.org/0000-0001-9680-7228

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo prévio de viabilidade de geração de energia para uma comunidade isolada. O objetivo consiste em dimensionar e determinar um sistema de fornecimento de energia elétrica não conectado a rede de distribuição convencional para atender uma comunidade isolada específica contendo 50 famílias. A determinação desse sistema é baseado em termos de confiabilidade e custos mínimos de implantação e operação.
Utilizando o Software HOMER (Hybrid Optimization Model for Electric Renewables) e através da avaliação dos recursos solar e eólico disponível, curva de demanda da comunidade e realizando simulações com as fontes de energia disponíveis do sistema, foram obtidos os resultados que permitiram a análise de um estudo prévio de viabilidade financeira para a operação desse sistema.
Com os resultados da simulação, foram avaliados três alternativas de fornecimento de energia para a comunidade, utilizando os sistemas as fontes de energia: 1) eólica-solar-diesel-baterias, 2) solar-diesel-baterias e 3) solar-baterias, no qual o sistema solar-diesel-baterias apresentou o menor custo de energia e investimento para a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Pimentel, D., & Carvalho Rosas, P. A. (2020). Dimensionamento de um Sistema para Fornecimento de Energia para uma Comunidade Isolada. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 5(3), 17-27. https://doi.org/10.25286/repa.v5i3.1265
Seção
Especializações