Validação de um Modelo Computacional em Elementos Finitos para Determinação da Rigidez Torcional de um Protótipo de Competição Baja SAE com Bancada Experimental

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Leandro Theodoro Raposo de Mello
https://orcid.org/0000-0003-3341-1669
George Azevedo
https://orcid.org/0000-0002-6194-5353

Resumo

A rigidez torcional é o principal parâmetro de desempenho da estrutura veicular, sendo sua correta determinação um dos principais desafios da indústria automotiva e automobilística, ela tem influência direta no conforto e dinâmica veicular, bem como a segurança dos ocupantes. Este artigo visa sua determinação para um protótipo de competição Baja SAE, onde ganha ênfase já que o mesmo é sujeito a situações de uso extremas durante a transposição de obstáculos. É de grande complexidade obter valores por meios analíticos convencionais, por isso utilizou-se um modelo computacional de elementos finitos com sua posterior experimentação por meio de uma bancada de testes buscando reproduzir condições análogas as utilizadas em ambiente virtual. Foi possível concluir a coerência da metodologia empregada, abrindo portas para a criação de análises computacionais em futuros protótipos e veículos semelhantes sem necessidade de experimentação prática, reduzindo custos e tempo de projeto.

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Como Citar
Raposo de Mello, L., & Azevedo, G. (2020). Validação de um Modelo Computacional em Elementos Finitos para Determinação da Rigidez Torcional de um Protótipo de Competição Baja SAE com Bancada Experimental. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 5(4), 79-87. https://doi.org/10.25286/repa.v5i4.1281
Seção
Engenharia Mecânica e de Materiais