Análise de Eficiência, Aplicação e Custo de Três Impermeabilizantes Comerciais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Paula Brandão Capraro
http://orcid.org/0000-0001-6270-6568
Renata dos Santos Kmick
https://orcid.org/0000-0002-8153-9555
Micheli Gislon Gazolla
https://orcid.org/0000-0001-9753-0291
Renato Moura da Silva Junior
https://orcid.org/0000-0003-3791-6066
Claiton Cremonez
https://orcid.org/0000-0001-5827-5486

Resumo

Dentro da área de estudo da durabilidade das edificações a atividade de impermeabilização merece destaque, por ser uma das responsáveis em proporcionar a integridade e a segurança das estruturas ao longo de suas vidas úteis. Encontra-se no mercado uma grande variedade de produtos destinados a atividade, sendo eles com diferentes composições, princípios de funcionamento e modos de aplicação. Diante do exposto, o objetivo desse estudo foi analisar comparativamente três sistemas de impermeabilização, um a base de emulsão asfáltica, outro de resina acrílica e um terceiro de resina termoplástica, sendo as variáveis de análise: o custo, a produtividade e a eficiência na utilização de ambos em lajes de cobertura. O estudo da eficiência foi realizado por meio de ensaios experimentais de absorção por imersão, absorção por capilaridade e teste de estanqueidade.  Para a análise do custo foi considerado o valor unitário médio de mercado de cada produto. Os resultados indicam desempenhos semelhantes entre três produtos estudados, sendo a taxa de absorção por imersão média de 0,47%. O ensaio de estanqueidade, realizado por 72 horas, não indicou falha de nenhum sistema, sendo todos considerados estanques. Contudo, realizando a análise das variáveis de forma conjunta nota-se um melhor custo benefício para o uso da resina acrílica, pois esta foi a que obteve o menor custo por m², R$ 67,68.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Brandão Capraro, A., Kmick, R., Gazolla, M., da Silva Junior, R., & Cremonez, C. (2020). Análise de Eficiência, Aplicação e Custo de Três Impermeabilizantes Comerciais. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(1), 64-72. https://doi.org/10.25286/repa.v6i1.1426
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Ana Paula Brandão Capraro, Universidade Federal do Paraná

Mestre pelo programa de pós-graduação em engenharia da construção civil na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Engenharia Civil, também pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente está realizando uma nova graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de licenciatura para bacharéis, uma especialização em Gestão de Projetos na Universidade Positivo e também o doutorado na Universidade Federal do Paraná. Profissionalmente é professora - Faculdades Educacional de Araucária.  Área de atuação nos seguintes temas: Construção civil, planejamento e orçamento, durabilidade de estruturas de concreto armado e manutenção e recuperação de estruturas.