Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thainá Paes da Justa Silva
http://orcid.org/0000-0002-6907-5604
Crystiano José Richard Machado
http://orcid.org/0000-0002-7186-4450
Alexandre Magno Andrade Maciel
http://orcid.org/0000-0003-4348-9291

Resumo

Este artigo apresenta a problemática de identificação de indivíduos com maior potencial de influenciar comportamentos e ações de outros utilizadores em ambientes de Educação a Distância, com o intuito de auxiliar o docente na otimização o aprendizado coletivo. Diversos trabalhos acadêmicos têm sido desenvolvidos para analisar a interação entre indivíduos e identificar padrões de comportamento coletivo. Nestas pesquisas, destacam-se os resultados obtidos através uso das Redes Complexas. Por outro lado, o estudo sistemático de indivíduos com maior potencial de influência em redes sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem ainda é considerado um campo de pesquisa acadêmico pouco comentado. Neste contexto, um fórum de discussão pode ser o equivalente a uma rede social, e os integrantes que obtém destaque podem ser o equivalente aos indivíduos influenciadores. Este trabalho apresenta uma alternativa computacional para identificar os possíveis influenciadores através de seus comentários nos fóruns de discussão realizados em cursos a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, T., Machado, C., & Maciel, A. (2020). Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 5(1), 117-123. https://doi.org/10.25286/repa.v5i1.1428
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics
Biografia do Autor

Alexandre Magno Andrade Maciel, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2003) e mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007 e 2012). Atualmente é Coordenador Geral de Inovação da Universidade de Pernambuco, pela qual acumula o cargo de Cientista-chefe do Instituto de Inovação Tecnológica. Faz parte do quadro efetivo da Escola Politécnica de Pernambuco na qual é professor adjunto da Graduação em Engenharia da Computação, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação e coordenador da Especialização em Ciência de Dados e Analytics. Faz parte da Câmara de Inovação da FACEPE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) e foi Pesquisador Visitante da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). É Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq - Nível 2, recebeu em 2014 o Prêmio Santander de Ciência e Inovação na categoria Tecnologia da Informação e Educação e é co-fundador da empresa Vocal Lab Sistemas da Informação LTDA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Reconhecimento de Padrões e Mineração de Dados e Informática na Educação.