Comportamento de Desgaste de um Material de Atrito com a Adição de Fibra de Aço

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alexandre Roman
https://orcid.org/0000-0001-6784-0483
Alexandre Luís Gasparin
https://orcid.org/0000-0002-6403-5830

Resumo

O desgaste de material de atrito é uma das características mais importantes para veículos comerciais, especialmente quando a temperatura de serviço dos freios é frequentemente maior do que 300°C. Lonas de freio ou pastilhas de freio são substituídas com frequência. O presente estudo determinou a influência no desgaste de um material de atrito de base orgânica através da adição de fibra de aço na sua composição. Foram escolhidas lonas de freio de veículos comerciais para avaliação neste trabalho. Os ensaios foram realizados usando um dinamômetro inercial de freios em escala 1:1, conforme a sequência especificada na norma ISO26866, desenvolvida para avaliar desgaste de material de atrito. Foi observada uma redução na taxa de desgaste do material de atrito em torno de 50% com a adição de fibra de aço nas temperaturas acima de 230 °C. Em temperaturas menores, o mesmo efeito não foi verificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Roman, A., & Gasparin, A. (2021). Comportamento de Desgaste de um Material de Atrito com a Adição de Fibra de Aço. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(4), 19-24. https://doi.org/10.25286/repa.v6i4.1451
Seção
Engenharia Mecânica e de Materiais
Biografia do Autor

Alexandre Roman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (UCS, 2006), Capacitação Tecnológica de Inovação em Engenharia de Produtos e Processos pela Produttare Consultores Associados (Produttare, 2007), e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2012). Atualmente atua como Engineering Manager na Fras-le Friction Material Pinghu, na China (Indústria de Materiais de Fricção). Experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em sistemas de freio (a disco e a tambor), materiais de atrito, ensaios veiculares, ensaios laboratoriais, Normas e Certificações aplicáveis a sistemas de freio.

Alexandre Luís Gasparin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1999), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela (UFRGS-2004) e doutorado em Ciências do Materiais (UFRGS-2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Caxias do Sul. Tem experiência em áreas da Engenharia Mecânica e de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de superfícies, materiais compósitos, tribologia e adesão de materiais.