Modelagem Dinâmica do Desempenho Veicular na Frenagem
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Resumo
O crescimento contínuo da frota de veículos gera, também, proporcionalmente um aumento nas ocorrências de acidentes causadas por falhas mecânicas ou humanas. Portanto, sistemas veiculares relacionados à segurança são exaustivamente testados e se busca ferramentas para predizer o comportamento dinâmico, a fim de aumentar a robustez e eficiência dos projetos e produtos. Assim, este trabalho pretende modelar numericamente o sistema de freio de um automóvel e comparar os resultados teóricos de desempenho de frenagem com os obtidos na prática em pista de teste. Para realizar os ensaios práticos, o veículo depois de atingir a velocidade de teste é forçado até a parada total. A instrumentação veicular é composta de sensores do veículo (OBD2), acelerômetro, célula de carga e imagens de câmera de vídeo, a fim de se obter dados pertinentes para comparação e validação do modelo. O modelo numérico, apesar de conter algumas hipóteses simplificadoras, obteve resultados próximos aos testes práticos, como na curva de desaceleração da velocidade e nos valores totais de deslocamento e tempo de frenagem. Podendo, assim, ser empregado para diagnóstico e como ferramenta auxiliar no desenvolvimento do veículo.
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Como Citar
Costa, J., & Idehara, S. (2021). Modelagem Dinâmica do Desempenho Veicular na Frenagem. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(2), 46-54. https://doi.org/10.25286/repa.v6i2.1458
Seção
Engenharia Mecânica e de Materiais