Estudo de Caso: Diagnóstico e Ações de Recuperação Estrutural da Barragem de Jucazinho/PE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joao Batista de Lima
https://orcid.org/0000-0001-7061-1200

Resumo

Em 2010 foi promulgada a Lei de Segurança de Barragens que tem dentre seus objetivos implementar uma cultura de manutenção preditiva e preventiva nas barragens brasileiras. Este artigo visa descrever as principais manifestações patológicas na Barragem de Jucazinho e seus possíveis tratamentos. A metodologia envolve: a revisão da literatura; a caracterização da barragem de Jucazinho; a compilação das anomalias identificadas no corpo do barramento; e a proposição  de  técnicas  para  recuperação.  Através do relatório  da consultoria contratada pelo Departamento de Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) foram identificadas as seguintes anomalias na estrutura: presença de bexigas no extravasor principal, onde o tratamento dar-se-á pela aplicação de uma argamassa de alta resistência; danos na estrutura da bacia de dissipação, onde será construído um salto em esqui ao final do extravasor principal;  fissuras e trincas observadas ao longo do barramento que serão tratadas com injeção de resina poliuretânica; e deposição de material fino além de infiltração na galeria, que serão corrigidas com injeção de argamassa a cada 3,0 m  ao longo do barramento até o estrato rochoso. Ao final deste artigo, fica evidente a necessidade de adoção de uma sistemática de inspeções de segurança para identificar prematuramente possíveis manifestações patológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de Lima, J. (2021). Estudo de Caso: Diagnóstico e Ações de Recuperação Estrutural da Barragem de Jucazinho/PE. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(4), 46-53. https://doi.org/10.25286/repa.v6i4.1682
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Joao Batista de Lima, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco

Concluiu no CEFET-PE o curso técnico de Edificações em 2000. Trabalhou na Secretaria de Finanças do município de Recife como Técnico em Cadastro Imobiliário entre os anos de 2007 a 2010. Formou-se na Escola Politécnica de Pernambuco em Engenharia Civil em 2010. Trabalhou na Transpetro como Técnico de Faixa de Dutos entre os anos de 2010 e 2014. Trabalhou na APAC como Analista em Engenharia Civil entre os anos de 2014 até novembro de 2016 onde tomou posse na Secretaria da Controladoria Geral do Estado de PE no cargo de Gestor Governamental de Controle Interno - Especialidade Obras Públicas entre dezembro de 2016 até os dias atuais. Em 2017 concluiu na Escola Politecnica de Pernambuco a Especialização em Inspeção, Manutenção e Recuperação de Concreto Armado.