Conceitualização e Modelagem de um Laboratório Multidisciplinar Ecoeficente para Instituições de Ensino

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Antônio Augusto Martins Pereira Júnior
https://orcid.org/0000-0003-2265-952X
Eveline Oliveira Malaquias
https://orcid.org/0000-0002-7336-3270
Pamela Pinto Neves
https://orcid.org/0000-0001-7396-6023
Leandra Altoé
https://orcid.org/0000-0002-4456-6888

Resumo

A sociedade moderna anseia por tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos essenciais à vida e ao progresso. A implementação de edifícios energeticamente eficientes é uma alternativa no controle do consumo de energia para diminuição de gases causadores do efeito estufa. As tecnologias empregadas nos edifícios verdes, quando inseridos em instituições de ensino, podem ser exploradas por cursos de Engenharia e Arquitetura, contribuindo para o aprimoramento teórico-prático dos estudantes, bem como a inserção desses em um processo de gestão verde coordenada e participativa. Objetivou-se com este trabalho conceitualizar e modelar um Laboratório Multidisciplinar Ecoeficiente para instituições de ensino. O partido arquitetônico idealizado se pautou em técnicas construtivas e alternativas tecnológicas que visam menor impacto ao meio ambiente, como, por exemplo, uso de madeira de demolição, telhado verde, sistemas de geração de energia renovável e sistema de coleta pluvial. Para o desenvolvimento do modelo tridimensional do laboratório, optou-se pelo software Sketchup for Schools. A proposição de um modelo de Laboratório Multidisciplinar Ecoeficiente mostra-se como um instrumento em prol do desenvolvimento técnico-científico, economia verde, acessibilidade, promoção da cultura e incentivo às técnicas de ensino em um ambiente inovador e versátil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Martins Pereira Júnior, A., Oliveira Malaquias, E., Pinto Neves, P., & Altoé, L. (2021). Conceitualização e Modelagem de um Laboratório Multidisciplinar Ecoeficente para Instituições de Ensino. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(4), 54-63. https://doi.org/10.25286/repa.v6i4.1694
Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Antônio Augusto Martins Pereira Júnior, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Estudante de Mestrado em Ciências dos Materiais, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Eveline Oliveira Malaquias, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Estudante de Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, Espírito Santo, Brasil.

Pamela Pinto Neves, Instituto Militar de Engenharia (IME)

Estudante de Mestrado em Ciências dos Materiais, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Leandra Altoé, Universidade Federal do Espirito Santo

Professora do Departamento de Engenharia e Tecnologia, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, Espírito Santo, Brasil.