Análise de Viabilidade na Substituição das Resinas Poliamida e Maleica por Poliuretana Em Tintas da Linha Gelo na Flexografia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Henrique da Silva Recco
http://orcid.org/0000-0001-9497-9712
Carolina Resmini Melo Marques
Aline Resmini Melo
http://orcid.org/0000-0003-1668-1990
Josiane da Rocha Silvano das Neves
http://orcid.org/0000-0002-4964-1031

Resumo

A tinta flexográfica é composta por imagens com múltiplas cores, impressas com o objetivo de embelezar e dar resistência ao substrato onde é impressa. As tintas são estruturadas principalmente por resinas, pigmentos e solventes, sendo necessária a adição de aditivos para atender uma resistência físico-química específica da linha, como por exemplo na linha gelo, a resistência a gordura e umidade. Tendo em vista que as resinas poliamida e fumárica são utilizadas para a produção desta, e por serem mais caras que outras resinas, o presente trabalho visa a possibilidade da substituição dessas pela resina poliuretana, visando manter a resistência físico-química da linha gelo, além da diminuição de custo de produção. Utilizou-se um plano estratégico para o desenvolvimento de uma nova formulação, verificando a influência de cada componente químico na propriedade da tinta. Os resultados do trabalho apontam que a substituição das resinas fumárica e poliamida pela poliuretana mostra-se uma alternativa eficaz para redução do custo de produção das tintas da linha gelo, além de manter a resistência a gordura e umidade. Propriedades primárias como secagem, viscosidade, brilho, cobertura e fricção não foram comprometidas com as alterações necessárias nas formulações, o que veio a confirmar a qualidade da tinta desenvolvida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Recco, L. H., Marques, C. R., Melo, A., & das Neves, J. (2021). Análise de Viabilidade na Substituição das Resinas Poliamida e Maleica por Poliuretana Em Tintas da Linha Gelo na Flexografia. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 6(4), 88-96. https://doi.org/10.25286/repa.v6i4.1722
Seção
Ciencias Básicas e Aplicadas