Uso de Tecnologias para o Monitoramento de Ambientes Confinados

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Waldek Costa Filho
https://orcid.org/0000-0002-2685-6021
Felipe Mendes da Cruz
http://orcid.org/0000-0002-0163-465X

Resumo

O presente estudo objetivou demonstrar a aplicação de algumas tecnologias para o monitoramento de ambientes confinados, com o intuito de garantir maior segurança ao trabalhador que atua nos referidos espaços, através de uma pesquisa bibliográfica. Foram incluídos os artigos, completos originais e de revisão, as teses e as dissertações, além de livros que abordavam a temática, publicados em diferentes bibliotecas virtuais, sem restrição de idiomas, publicados entre 2010 e 2021. Desse modo, observou-se que dentre as inúmeras tecnologias existentes, as que mais se destacam são se o uso das redes sem fio (Wireless), a internet das coisas Industriais (Industrial Internet of Things - IIoT) e a inspeção com drones. As redes sem fio podem ser usadas para monitoramento da qualidade do ar, detecção e controle de vazamento de gás e acidentes relacionados a robôs, com prevenções de quedas. Além do suporte e a manutenção de equipamentos, entre outras. A internet das coisas industriais pode integrar inúmeros dispositivos providos de recursos de detecção, identificação, processamento, comunicação; conectando o homem e as máquinas, transferindo e integrando conhecimento entre pessoas e organizações. Por fim, o uso de drones em espaços confinados é uma solução para melhorar a segurança e a eficiência nas operações, uma vez que possibilita acessar locais de difícil chegada, captar imagens de soldas, oxidação, desgastes, limpeza e corrosão. Realizando inspeções termográficas com temperaturas relativamente altas, áreas tóxicas ou com pouco oxigênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Filho, W., & da Cruz, F. (2022). Uso de Tecnologias para o Monitoramento de Ambientes Confinados. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 8(1), 67-76. https://doi.org/10.25286/repa.v8i1.2192
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Felipe Mendes da Cruz, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco

Atualmente é professor adjunto da UPE ministrando a disciplina de engenharia de segurança do trabalho na graduação. Bem como, professor de laudos e perícias no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional. Está como coordenador do curso de Especialização em Engenharia Urbana da UPE e professor da disciplina de segurança do trabalho em obras públicas. Pertence ao quadro de docentes do Programa de Mestrado em Construção Civil da POLI (PEC/POLI). É integrante do Núcleo de Segurança e Higiene do Trabalho/NSHT, com atuação no desenvolvimento de pesquisas na área de gerenciamento de riscos em processo industriais e construção civil. Também é professor colaborador da equipe SOLDAMAT da UFPE na área de segurança dos materiais. Compõe o corpo editorial da Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada/REPA. É revisor da Safety Science Journal. Quanto a formação, é graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI - UPE), Mestre em Engenharia Civil na linha de pesquisa de segurança na construção civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE). Doutor em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Universidade do Minho (UMINHO - PT).