Omissões de Navios Contêineres ao Porto de Suape

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Diego Henrique Alves da Silva
https://orcid.org/0000-0002-4750-421X
Ana Regina Lima Uchôa de Moura
https://orcid.org/0000-0002-3865-5323

Resumo

Com a globalização, mercado mundial ficou condicionado a uma boa cadeia logística, em particular, o transporte marítimo de contêineres que se tornou fundamental para assegurar as trocas comerciais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. O Porto de Suape dispõe de um terminal de uso público arrendado - Tecon Suape, que tem se preocupado com a omissão de navios que chegam à Suape, principalmente por navegação de longo curso. Este artigo objetiva a análise das causas das omissões de navios contêineres ao Porto, levando-se em consideração indicadores de desempenho, a relação com a pandemia e a consolidação da China como principal parceiro comercial do Brasil. Os dados foram obtidos com o Tecon Suape e três principais Armadores que operam neste terminal e os indicadores de desempenho utilizados são aplicáveis a terminais marítimos de contêiner no Brasil. Os resultados apontaram mudanças de rotas marítimas que atenua a aptidão do Porto de Suape como hub port nacional em contêineres. A decisão da omissão é do Armador,  e a principal causa está relacionada ao atraso da chegada de navios à Suape, que resulta em perder a “janela” do porto seguinte e; aumenta o custo de operação na bacia de fundeio.

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Como Citar
Alves da Silva, D., & Lima Uchôa de Moura, A. (2023). Omissões de Navios Contêineres ao Porto de Suape. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 8(2), 29-38. https://doi.org/10.25286/repa.v8i2.2446
Seção
Engenharia Civil