Gerenciamento de Risco de Acidente do Trabalho na Execução de Rede Externa de Gás Natural – Estudo de Caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jaqueline Mata de Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-7818-7897
Eliane Maria Gorga Lago
https://orcid.org/0000-0003-0987-3492

Resumo

A aplicação da Análise Preliminar de Risco - APR e do Hazard Rating Number-HRN, ferramenta necessária para o gerenciamento de riscos, em obras de infraestrutura de gás, ainda é negligenciada por parte das empresas que executam este tipo de obra. Neste sentido, o objetivo deste estudo visa realizar a análise de riscos em uma obra de execução de rede de gás natural desenvolvida no município de Paulista, estado de Pernambuco. A metodologia consistiu na identificação dos riscos, avaliação e proposta de medidas de controle através da aplicação da APR e do HRN. Com a aplicação do método, foram identificados os riscos, suas causas e consequências, os quais foram, posteriormente, analisados quanto aos seus graus de severidade, probabilidade de ocorrência do dono, frequência de exposição e número de pessoas expostas. Através dos resultados obtidos, verifica-se que todos os ricos mecânicos e ergonômico foram classificados como “alto”, e entres estes, os que apresentaram maiores valores, estão os de atropelamento e de explosão, por possuírem maiores números de pessoas expostas e alto grau de severidade. Por fim, percebeu-se que esse tipo de obra está sujeito a acidentes de trabalho que podem ser contornados a partir da adoção de medidas relativamente simples, tais como a sinalização de obra, treinamentos e usos de EPI’s. Neste contexto, a aplicação de tais ferramentas provaram ser importante no processo de gerenciamento de riscos, e se, de fato, for aplicada de forma correta, pode contribuir na diminuição do número de acidentes de trabalho em obras de rede de gás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de Oliveira, J., & Gorga Lago, E. (2023). Gerenciamento de Risco de Acidente do Trabalho na Execução de Rede Externa de Gás Natural – Estudo de Caso. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 8(2), 50-64. https://doi.org/10.25286/repa.v8i2.2484
Seção
Especializações
Biografia do Autor

Eliane Maria Gorga Lago, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (2006) e Doutorado em Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Universidade do Minho, UMinho, Portugal (2017). Professora adjunta e pesquisadora da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE). Coordenadora do Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho (LSHT /POLI/UPE) e do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST - POLI). Área de atuação em Engenharia Civil, com ênfase em Segurança e Higiene do Trabalho e Engenharia de avaliações, atuando principalmente nos seguintes temas: acidentes do trabalho, segurança do trabalho, gestão de segurança e higiene do trabalho, práticas prevencionistas, construção civil, laudos e perícias.