Study Case of Marine Propulsion Shaft Measurements by the Strain Gage Method: before and after a ship hull grounding accident

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Marcelo dos Reis Farias
https://orcid.org/0000-0001-6994-0218
Luiz A. R. Baptista
https://orcid.org/0000-0001-5236-4787
Luiz A. Vaz Pinto
https://orcid.org/0000-0002-3048-5569
Antônio C. Ramos Troyman
https://orcid.org/0000-0001-8915-0379

Resumo

O método de extensômetria para verificação do momento fletor do eixode propulsão está em uso desde a década de 80. Neste trabalho, osautores apresentam o procedimento e os resultados deste método paraum navio Anchor Handling Tug Supply (AHTS). O método foi aplicadoneste navio em duas ocasiões: após a entrega em 2018 e após umacidente de encalhe em 2019. Depois de um período de reparo do casco,as reações dos rolamentos foram verificadas ao mesmo tempo pelosmétodos Jack-up e Strain Gage. Os resultados pela técnica Strain Gagesão considerados mais precisos e completos que os do Jack-up para estecaso. Com base nos resultados do Strain Gage, concluiu-se que o acidentede encalhe provocou uma alteração no alinhamento das linhas de eixo,principalmente a boreste. A comparação entre os métodos apresentou amesma forma gráfica, porém as medidas do Jack-up diferiram das doStrain Gage em alguns pontos devido a alguns fatores apontados ediscutidos pelos autores.

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Como Citar
Farias, M., Baptista, L., Vaz Pinto, L., & Ramos Troyman, A. (2023). Study Case of Marine Propulsion Shaft Measurements by the Strain Gage Method: before and after a ship hull grounding accident. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 8(3), 1-11. https://doi.org/10.25286/repa.v8i3.2487
Seção
Engenharia Mecânica e de Materiais