The Development of a Virtual Lab for Distance Engineering Education due to the COVID-19 pandemic

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Dávila Moreira Lopes Silva
https://orcid.org/0000-0001-5779-6706
Jefferson Igor Duarte Silva
https://orcid.org/0000-0002-4346-1160
Rafael dos Prazeres Soares da Silva
https://orcid.org/0000-0002-4020-7474
Geomerez Raduan de Oliveira Bandeira
https://orcid.org/0000-0003-4171-1813
Adilson José de Oliveira
https://orcid.org/0000-0001-6104-569X

Resumo

Um laboratório virtual para o ensino a distância foi desenvolvido, em caráter emergencial, devido à pandemia de COVID-19, de modo a auxiliar as disciplinas nas quais a aplicação do Desenho Assistido por Computador (CAD) é fundamental. O OpenVPN® foi utilizado para acesso remoto; o VMware® ESXi v6.5.0 foi usado para virtualizar os ambientes; e o Windows Server® 2019 e o DebianTM 10 foram usados como sistemas operacionais. O laboratório virtual suporta 210 usuários simultaneamente 24 horas por dia, sete dias por semana. Os principais resultados indicaram que a plataforma proposta é 24% mais barato que a solução comercial mais acessível do mercado; que a arquitetura do laboratório virtual tem um consumo de energia entre 33 a 50% menor do que as abordagens tradicionais; e que 78,8% dos usuários consideram o serviço oferecido estável ou muito estável, mesmo com mais da metade (57,2%) tendo uma velocidade de internet entre 10 e 30 Mbps.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Silva, D., Silva, J. I., da Silva, R., Bandeira, G. R., & de Oliveira, A. J. (2023). The Development of a Virtual Lab for Distance Engineering Education due to the COVID-19 pandemic. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 8(3), 40-49. https://doi.org/10.25286/repa.v8i3.2490
Seção
Engenharia Mecânica e de Materiais