Diagnóstico Energético em um Sistema de Abastecimento de Água

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carlos Frederico Dias Diniz
Luis Henrique Pereira da Silva
Roberto Feliciano Dias Filho

Resumo

Este trabalho objetiva desenvolver uma metodologia para diagnosticar energeticamente um sistema de bombeamento de água com vistas ao abastecimento de uma cidade. O referido método foi testado e validado para uma estação de bombeamento de água responsável pelo abastecimento de cerca de 40.000 pessoas. Dentre as ações propostas, chamam a atenção para a redução dos custos com energia elétrica a utilização de inversor de frequência, o redimensionamento de conjuntos motor-bomba (CMBs), o enquadramento e a otimização tarifária. No caso testado, observou-se que a metodologia utilizada é simples, possui custo relativamente baixo e é de fácil aplicabilidade, podendo atingir um potencial de cerca de 27% de economia de energia elétrica, com tempo de retorno de investimento inferior a dois anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Dias Diniz, C., Pereira da Silva, L., & Dias Filho, R. (2017). Diagnóstico Energético em um Sistema de Abastecimento de Água. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(4). https://doi.org/10.25286/repa.v2i4.271
Seção
Engenharia Elétrica e Eletrônica
Biografia do Autor

Carlos Frederico Dias Diniz, UPE / POLI

Engenharia Elétrica / Área de Eficiência Energética.

Luis Henrique Pereira da Silva, UPE / POLI

Engenharia Elétrica / Área de Eficiência Energética.

Roberto Feliciano Dias Filho, UPE / POLI

Engenharia Elétrica / Área de Eficiência Energética.

Referências

[1] H. P. GOMES. Sistemas de Saneamento – Eficiência Energética. Editora Universitária, João Pessoa-PB, 2010. 1ª edição. 366p.
[2] M. T. TSUTIYA. Redução do custo de energia elétrica em sistemas de abastecimento de água. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, São Paulo-SP, 2005. 1ª edição. 376p.
[3] J. HADDAD, A. R. MARTINS. Conservação de Energia: eficiência energética de instalações e equipamentos. Editora da EFEI, Itajubá-MG, 2001. 1ª edição. 467p.
[4] M.T. TSUTIYA. Abastecimento de Água. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária - USP, São Paulo-SP, 2005. 2ª edição. 643p.
[5] PROCEL INDÚSTRIA-Edição Seriada/ELETROBRAS-CNI/IEL. Motor Elétrico-Guia Básico. Brasília-DF,2009