Exposição às Nanopartículas no Ambiente de Trabalho e os Riscos Potenciais à Saúde Humana: Uma Revisão Integrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda Marques Lopes Estolano
https://orcid.org/0000-0002-3045-9117
Roberto Revoredo de Almeida Filho
https://orcid.org/0000-0001-9339-0455
Eliane Maria Gorga Lago
https://orcid.org/0000-0003-0987-3492
Felipe Mendes da Cruz
https://orcid.org/0000-0002-0163-465X

Resumo

O surgimento de nanotecnologias promove além do desenvolvimento econômico e tecnológico, a geração de produtos com propriedades potencializadas. Uma preocupação no âmbito de saúde e segurança do trabalhador são os riscos potenciais da inalação, ingestão e contato dérmico dos que manuseiam as nanopartículas seja na síntese laboratorial, pesquisa, desenvolvimento, fabricação, uso, reciclagem e descarte do produto. O tamanho das partículas é um dos fatores que as tornam bastante invasivas ao corpo humano e podem também gerar impactos ambientais, como a exposição nos ecossistemas. O objetivo desse estudo foi analisar importantes publicações que abordam a exposição humana às diversas nanopartículas no ambiente ocupacional. A metodologia se baseou na busca de artigos científicos em duas bases de dados (Scopus e Google Acadêmico) e pelo método de inclusão e exclusão adotados, 60 artigos foram selecionados para compor a discussão do tema proposto. Os resultados evidenciaram que as medidas de controle devem estar intimamente ligadas ao desenvolvimento de técnicas de caracterização e concentração das partículas para o entendimento dos mecanismos de interação biológica, evitando efeitos nocivos ao corpo humano.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lopes Estolano, A., Revoredo de Almeida Filho, R., Maria Gorga Lago, E., & Mendes da Cruz, F. (2024). Exposição às Nanopartículas no Ambiente de Trabalho e os Riscos Potenciais à Saúde Humana: Uma Revisão Integrativa. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 9(2), 15-24. https://doi.org/10.25286/repa.v9i2.2746
Seção
Segurança e Saúde do Trabalho
Biografia do Autor

Roberto Revoredo de Almeida Filho, Universidade de Pernambuco

Graduado em Engenharia Civil em 2020 pela Universidade de Pernambuco - UPE. Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho na Escola Politécnica de Pernambuco - POLI/UPE. Pesquisador do Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho - LSHT desde 2018 e colaborador técnico do mesmo desde 2020. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança, com ênfase em Componentes de Construção e Auditorias Sistemáticas de Segurança do Trabalho

Eliane Maria Gorga Lago, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (2006) e doutorado em Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Universidade do Minho, UMinho, Portugal (2017). Atualmente é outro (pesquisador) da Universidade de Pernambuco, professor adjunto da Universidade de Pernambuco e consultora - DLR - ENGENHEIROS ASSOSIADOS. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Segurança e Higiene do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: acidentes do trabalho, segurança do trabalho, gestão de segurança e higiene do trabalho, práticas prevencionistas e construção civil.

Felipe Mendes da Cruz, Universidade de Pernambuco

Atualmente é professor adjunto da UPE ministrando a disciplina de engenharia de segurança do trabalho na graduação. Bem como, professor de laudos e perícias no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional. Está como coordenador do curso de Especialização em Engenharia Urbana da UPE e professor da disciplina de segurança do trabalho em obras públicas. Pertence ao quadro de docentes do Programa de Mestrado em Construção Civil da POLI (PEC/POLI). É integrante do Núcleo de Segurança e Higiene do Trabalho/NSHT, com atuação no desenvolvimento de pesquisas na área de gerenciamento de riscos em processo industriais e construção civil. Compõe o corpo editorial da Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada/REPA. É revisor da Safety Science Journal. Quanto a formação, é graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI - UPE), Mestre em Engenharia Civil na linha de pesquisa de segurança na construção civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI-UPE). Doutor em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Universidade do Minho (UMINHO - PT).

Artigos mais lidos pelo (s) mesmo (s) autor (es)