Aplicação de Aprendizado de Máquinas para Detecção de URLs Phishing

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Noam Eyal Resnick
https://orcid.org/0009-0007-8930-8915
Carmelo José Albanez Bastos-Filho
https://orcid.org/0000-0002-0924-5341

Resumo

Ataques de phishing são um dos ciberataques mais comuns e difíceis de mitigar de forma automatizada. Nos últimos anos, foram propostas uma série de técnicas de detecção e mitigação automatizadas com sucessos variados. Devido ao grande volume de phishing criado diariamente e um tempo de vida médio baixo, é necessária uma técnica de classificação de phishing que consiga atuar de forma rápida e automática. Nesse projeto, propõe-se utilizar técnicas de aprendizado de máquina para realizar essa classificação. Foram coletados mais de 50.000 urls, com mais de 20.000 pertencentes a páginas web que continham um ataque phishing. A partir dessas urls, foi construído um conjunto de dados contendo 15 atributos para o treinamento, validação e testes de modelos de inteligência computacional. Foi realizado um trabalho em três etapas: construção do conjunto de dados, treino de modelos de classificação, e avaliação do desempenho dos modelos treinados. Foram treinados modelos de classificação utilizando os algoritmos Random Forest, XGBoost e Rede Neural Artificial. As métricas utilizadas para avaliar o desempenho dos modelos foram acurácia, precisão e revocação. Os resultados experimentais mostraram o melhor desempenho do modelo de classificação utilizando Floresta Aleatória nas métricas de acurácia, precisão, revocação e F1 Score.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Resnick, N., & Bastos-Filho, C. (2023). Aplicação de Aprendizado de Máquinas para Detecção de URLs Phishing. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 9(1), 41-49. https://doi.org/10.25286/repa.v9i1.2773
Seção
Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics
Biografia do Autor

Carmelo José Albanez Bastos-Filho, Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco

Carmelo J. A. Bastos Filho recebeu seu título de bacharel em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2000. Os títulos de mestre e doutor em engenharia Elétrica com ênfase em Fotônica foram concedidos em 2003 e 2005, respectivamente. Os atuais interesses de pesquisa estão relacionados a modelos analíticos para comunicações ópticas, algoritmos de RWA e sobrevivência em redes ópticas, projeto de redes usando inteligência computacional, desenvolvimento de novos algoritmos de inteligência computacional, aplicações em engenharia biomédica, coordenação autônoma de robôs e desenvolvimento de algoritmos usando redes complexas. Após o término do doutorado, a tese AMPLIFICADORES ÓPTICOS PARA SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MULTICANAIS DE ALTA CAPACIDADE foi escolhida pela CAPES como melhor tese do Brasil na área de Engenharias IV no ano de 2005. Ele é, atualmente, professor associado do quadro efetivo da Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (UPE), professor da graduação em Engenharia da Computação da UPE, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da UPE, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE. Foi coordenador do Programa de Especialização/Residência Tecnológica em Engenharia de Redes IP da UPE/Alcatel-Lucent/FITec, vice-coordenador da Especialização em TV Digital e Redes de Comunicações da UPE, É coordenador setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Politécnica de Pernambuco. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional e sócio da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) e Membro sênior do IEEE. Ele é membro do Conselho Superior da FACEPE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) e membro do Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa da Escola Politécnica de Pernambuco. Ele é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 desde 2008. Recebeu em 2006 e em 2008 o prêmio de destaque em pesquisa da Escola Politécnica de Pernambuco. Em 2009, recebeu o prêmio de destaque em pesquisa da Universidade de Pernambuco. Ele publicou 30 artigos completos em periódicos, 10 capítulos de livro e mais de 110 artigos completos em conferências. Ele é livre docente pela UPE.