Benchmarking em empresas de construção civil: identificação das melhores práticas

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FKG Andrade
A.C. Lordsleem

Resumo

Uma tendência dos dias atuais é a medição da qualidade e produtividade através de indicadores de desempenho, que se referem ao comportamento do processo ou produto em relação a determinadas variáveis: custo, lucro, desperdício, entre outras. Para definir estratégias de qualidade, os indicadores de desempenho de várias construtoras são avaliados e, posteriormente, é realizada uma análise comparativa dos resultados obtidos. A esse método que permite controlar processos críticos e apresentar possibilidades de melhorias através da comparação de resultados, dá-se o nome de benchmarking. O presente artigo vai ao encontro desse contexto, analisa e discute, 10 (dez) indicadores de desempenho, a partir de uma experiência de benchmarking realizada por empresas da construção de edifícios, cuja metodologia contemplou o desenvolvimento de check lists de caracterização, a coleta de dados e a discussão das melhores práticas identificadas num grupo de 12 (doze) construtoras na cidade de Recife/PE

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Como Citar
Andrade, F., & Lordsleem, A. (2016). Benchmarking em empresas de construção civil: identificação das melhores práticas. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(1). https://doi.org/10.25286/repa.v2i1.315
Seção
Iniciação Científica