Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG
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Resumo
Objetiva-se nesse trabalho identificar os pontos negros em relação a ocorrência de acidentes rodoviários, a partir de uma área piloto da Região Metropolitana . Este trabalho se insere num projeto maior, o SIG@TRANS um sistema de informações geográfico que será desenvolvido para facilitar a visualização e diagnósticos dos pontos negros na RMR. Usando um Sistema de Informação Geográfica (SIG), é possível coletar, mapear, consultar e analisar os pontos com os maiores índices de acidentes (pontos negros), facilitando a tomada de decisão e ação por parte dos órgãos competentes. . Foi desenvolvida uma planilha computacional para o calculo dos pontos negros utilizando-se três diferentes métodos: Frequência dos acidentes por quilômetro, a Taxa de Acidente e Taxa Crítica de Acidente conforme descritos no Manual de Segurança Viária desenvolvido pelo Comitê Técnico, PIARC. Estes métodos foram aplicados ao trecho da BR101 entre o a Cidade do Cabo de Santo Agostinho e Igarassu, analisando-se os acidentes ocorridos em 2013 para cada quilometro da via. Os resultados foram analisados e comparados a fim de serem incorporados ao sistema SIG@TRANS que irá mapeá-los a fim de seguir com o diagnóstico dos mesmos.
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Como Citar
Silva, T., Macedo, M., & Rabbani, K. (2016). Aplicação de Métodos de Identificação de BlACKPOSTS Usando SIG. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 2(1). https://doi.org/10.25286/repa.v2i1.381
Seção
Iniciação Científica