Análise de Interação Fluido-Estrutura na Asa de uma Aeronave Não Tripulada

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rimberg Antônio Tavares Júnior
http://orcid.org/0000-0002-3040-8846
Eduardo César Miranda Loureiro

Resumo

Em diversos campos da ciência e da engenharia encontram-se problemas de interação entre fluido e estrutura, sendo necessário analisar tais fenômenos com a finalidade de prever e evitar danos estruturais. Uma análise numérica do fluxo de fluido sobre a asa de uma aeronave não tripulada, acoplada a uma análise da sua resposta estrutural permite identificar parâmetros de projeto que precisam ser corretamente ajustados para que a aeronave não entre em colapso durante o voo. Este artigo avalia as tensões e deformações estruturais em uma asa retangular, causadas pelos efeitos das forças aerodinâmicas, por meio de um modelo de Fluidodinâmica Computacional (CFD) e Análise de Elementos Finitos (FEA) parcialmente acoplados. Análise efetuada com a utilização do software de elementos finitos ANSYS 16.2, considerando-se um escoamento turbulento e incompressível, a velocidade subsônica, em regime estacionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Tavares Júnior, R., & Miranda Loureiro, E. (2018). Análise de Interação Fluido-Estrutura na Asa de uma Aeronave Não Tripulada. Revista De Engenharia E Pesquisa Aplicada, 3(2). https://doi.org/10.25286/repa.v3i2.549
Seção
Engenharia Mecânica e de Materiais

Referências

[1] BORDIN, Franciele Stail. Análise do Efeito da Interação Fluido-Estrutura nas Forças Fluidodinâmicas em um Elemento de Pá Flexível 3D. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

[2] COLLAR, A. R. The Expanding Domain of Aeroelasticity. The Journal of the Royal Aeronautical Society; v. 5, p. 613-636, 1946.

[3] FERNANDES, Jeferson W. Dossa. Interação Fluido-Estrutura com Escoamentos Incompressíveis Utilizando o Método dos Elementos Finitos. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2016.

[4] BATHE, K. J. Finite Element Procedures. New Jersey: Prentice Hall, 1996.

[5] NARASAIAH, G. L. Finite Element Analysis. Hyderabad: BS Publications, 2008.

[6] SILVA JUNIOR, Luiz Justino. COSTA, Flávio Pietrobon. Simulação de Aerofólio NACA 0012 Utilizando Modelo de Turbulência k-ϵ. Artigo Científico. V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Dezembro 2015.

[7] ANSYS. System Coupling User’s Guide, 2016.

[8] FREIRE, A.; MENUT, P.; SU, J. Turbulência. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM), 2002.

[9] MOURA, N. R. Simulação Fluidodinâmica Computacional de Desempenho de um Impelidor de um Compressor Centrífugo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

[10] SAE Brasil Aerodesign® (2016)

[11] Tenpest Aerodesign UPE. Relatório de Projeto Estrutural. 18ª Competição SAE Brasil Aerodesign. Universidade de Pernambuco, Recife, 2016.